Empresa | Como propulsora do desenvolvimento social
O que é uma empresa? Apesar de a pergunta parecer simples, quase ingênua, poucas pessoas estão dispostas a parar para tentar respondê-la. Afinal, todo mundo sabe que se trata de um negócio, que produz bens e serviços, visando o lucro e a geração de riqueza. Não é mesmo?
Peter Drucker, um dos papas em estratégia e gestão empresarial, tem uma resposta um tanto quanto diferente e muito bem fundamentada para a questão. Para ele, é o consumidor que determina o que é uma empresa e a empresa só existe se conseguir atender ao consumidor. A venda, o lucro e o enriquecimento são apenas resultados dessa relação, que tem mão dupla.
“Somente a vontade do consumidor de pagar por um bem ou serviço converte os recursos econômicos em riqueza e os objetivos [da empresa] em bens”, afirma Drucker. Claro que a ação empresarial tem o poder de criar o consumidor. Isso acontece principalmente nos setores de alta tecnologia, considerados de vanguarda. Mas é fundamental entender que o consumidor não compra um produto, e sim, o que o produto faz por ele, que considere útil, que lhe traga algum valor adicional.
O efeito da inovação é dinamizar a economia
A função social de uma empresa, portanto, é satisfazer as necessidades do consumidor. Por isso, ela precisa conhecê-lo e estar em sintonia com seus valores. Nesse sentido, diz Drucker, o empresário não deve perguntar o que se deve vender e sim, o que o consumidor está disposto a comprar. Se, na maioria dos casos, o consumidor define o negócio, ele deve ser também o foco do planejamento estratégico da empresa.
Em síntese, não dá para conceber uma empresa que não esteja disposta a se aproximar de seu consumidor e dialogar com ele. As que fogem dessa relação, raramente sobrevivem por muito tempo.
Funções básicas de uma empresa
De acordo com Drucker, a empresa tem duas funções básicas: desenvolver o marketing e a inovação. O primeiro, no entanto, não pode ser entendido apenas como um mecanismo de venda. “O verdadeiro marketing começa com o consumidor, seus dados demográficos, suas realidades, suas necessidades, seus valores”.
Conhecido o consumidor, a empresa precisa estar atenta à inovação, uma vez que não é suficiente que apenas forneça bens e serviços. É preciso fornecer os melhores e mais econômicos. Por esse caminho, a inovação cria o novo, o desejo e a satisfação. Bem como estabelece os parâmetros para a competitividade.
O efeito da inovação, portanto, é dinamizar a economia, fortalecer a concorrência e estimular o empreendedor na busca por desempenho cada vez mais surpreendente, revelador de talentos e desbravador de horizontes, alimentando interesses privados e coletivos num crescendo contínuo.
É importante que se entenda que inovação não é, necessariamente, invenção e não se reduz à tecnologia. O termo pertence mais à economia que à tecnologia. As inovações podem ser tecnológicas, sociais e econômicas. A síntese para inovar é dar maior capacidade aos recursos humanos, tanto da empresa como da sociedade.
Últimas
Notícias
-
3 - Maio - 2024
Desoneração da folha ampliou empregos formais de mulheres em 18,5% em quase cinco anos
Sem a desoneração da folha de pagamento, 173.495 mil empregos formais de mulheres deixariam de ser gerados entre [...]
-
3 - Maio - 2024
Mudança no Código Civil prevê que viúvas e viúvos não tenham direito à herança
O projeto do novo Código Civil, apresentado no Senado em abril, prevê que viúvas e viúvos não [...]
-
3 - Maio - 2024
Nova lei reajusta tabela progressiva do Imposto de Renda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou sem vetos a Lei 14.848/24, que reajusta a tabela do Imposto de Renda (I [...]
-
3 - Maio - 2024
Ibovespa fecha em alta com ajuda de Fed e Moody’s; dólar cai 1,53%, a R$ 5,11
O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (2), reagindo à indicação do banco central dos Estados Unidos [...]
-
2 - Maio - 2024
Sebrae lança página Crédito Consciente, que vai apoiar o empreendedor ao longo de toda a jornada de busca por empréstimo
Apoiar os empreendedores na tomada de decisões antes de acessar empréstimos. Com esse objetivo, o Sebrae lan&cced [...]
-
2 - Maio - 2024
Mesmo com dificuldades, bares e restaurantes são destaque na geração de emprego e renda
O setor de alimentação fora do lar tem mostrado consistência na taxa de contratações. Nos &ua [...]
-
2 - Maio - 2024
Moody’s melhora perspectiva de crescimento do Brasil para positiva
A agência de classificação de risco de crédito norte-americana Moody's alterou a perspectiva de [...]
-
2 - Maio - 2024
Estudo analisa impacto das políticas de auxílio-transporte aos trabalhadores metropolitanos brasileiros
O estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que, no Brasil, o custo dos deslocamentos [...]
-
30 - Abril - 2024
Excelente notícia para MEIs: redução no pagamento da DAS!
Para muitos microempreendedores individuais (MEI), a forma de tributação sempre foi um tema cheio de detalhes e q [...]
-
30 - Abril - 2024
Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE
A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2024 ficou em 7,9%. O resultado representa uma elevação de 0,5 pont [...]