Prepare o cenário para enfrentar o futuro
Prepare o cenário para enfrentar o futuro
Após a análise do ambiente externo, ou seja, verificado como sua empresa pode ser afetada por fatores externos, o próximo passo será montar possíveis cenários para planejar alternativas.
A possível falta de energia elétrica no Brasil tem causado preocupação ao governo, aos empresários e à população. A crise energética, por exemplo, é um fator externo que pode ocorrer no país; as empresas precisam estar preparadas. Mas o que fazer para não sofrer as consequências de um desastre energético? O que pode ser feito agora é o planejamento das alternativas, preparando-se para as ações imediatas a realizar, que possam minimizar os efeitos para a sua empresa.
É essa combinação de Cenário com Planejamento que preparamos o Planejamento Estratégico. Assim, é possível planejar a empresa para os próximos dois, cinco ou mais anos, cabendo aos responsáveis pela organização imaginar inicialmente o cenário que poderá acontecer no futuro, no ambiente externo. Da mesma forma, como no teatro, é sobre esse cenário que os personagens (empresários) desenvolverão os planos e atitudes, ficando previamente preparadas as ações e providências a serem adotadas - investir, manter, mudar, adaptar etc.
Dessa forma, percebemos a importância da montagem dos Cenários. Caberá aos empresários realizar as seguintes perguntas: Devo me preparar para qual cenário? Que hipóteses prevalecerão no ambiente externo e que afetarão a minha empresa nos próximos anos? Compras pela Internet continuarão a aumentar? Será exigida Nota Fiscal eletrônica para todos os estabelecimentos? Haverá esgotamento dos recursos naturais? Onda verde? Responsabilidade social? Como o “meu” negócio pode ser afetado com tudo isso? Como posso me prevenir para agir quando chegar o momento?
Muitos empresários de sucesso não podem ser arrogantes em achar que têm uma bola de cristal. Por outro lado, não pode ficar sentados esperando as coisas acontecerem para depois pensar no que fazer. Enfrente este dilema, utilizando o recurso de criar cenários para planejamento da empresa a longo prazo, como fazem as grandes corporações.
Com os cenários, é possível simular como será a inserção nos diferentes fatores do ambiente externo que possam acontecer. Esta alternativa do ambiente externo é mais de vigilância, prontidão e flexibilidade do que de adivinhação. Tem a ver mais com acompanhamento dos acontecimentos e intuição do que técnicas.
Isso tudo deve estar organizado de maneira mais rápida que os concorrentes, pois será sua grande vantagem na conquista de clientes e novos negócios. É interessante que o cenário criado seja estruturado por escrito e revisto, periodicamente, principalmente quando fatos novos acontecerem. Pode-se fazer a melhor seleção dos alvos e ir calibrando a pontaria: se você for um empresário que pensa dessa maneira e age antes, parabéns. Com certeza seu prêmio é o sucesso continuado!
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