Qualidade Total | Posicionamento estratégico da empresa no Mercado
O conceito de Gestão pela Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade das especificações de produtos e serviços. Posteriormente este conceito evoluiu para a satisfação do cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é medida apenas pelo grau de conformidade com as especificações técnicas. Incluem também fatores como pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade etc.
Na evolução deste conceito, surgiu a visão de que a Qualidade é fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Percebeu-se depois, que o planejamento estratégico da empresa, enfatizando a Qualidade, não é suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então estendido, representado pelo termo "Total" que é a busca da satisfação de todos os escalões da organização, incluindo fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
A Gestão pela Qualidade Total (Total Quality Management "TQM”) compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Dentro desse processo os colaboradores possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização.
A TQM trata de duas coisas importantes: as transações e os relacionamentos, que significam criar intencionalmente uma cultura organizacional para que todas as transações sejam perfeitamente preservadas e os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes sejam bem-sucedidos.
A conscientização pela busca da qualidade tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento indispensável, uma vez que aumenta a satisfação e a confiança dos clientes com os avanços na produção, bem como reduz custos interno. O processo contínuo possibilita acesso mais fácil a novos mercados, pois a empresa tem sua imagem fortalecida.
A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas pré-estabelecidas.
Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada à "qualidade total" deve ter a consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.
Princípios da Qualidade Total
1. Total satisfação dos clientes, incluindo fornecedores, distribuidores e parceiros de negócios
2. Desenvolvimento de recursos humanos
3. Constância de propósitos
4. Gerência participativa
5. Aperfeiçoamento contínuo
6. Garantia da qualidade
7. Delegação
8. Não aceitação de erros
9. Gerência de processos
10. Disseminação de informações
Últimas
Notícias
-
26 - Abril - 2024
Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação [...]
-
26 - Abril - 2024
Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Quinze alimentos in natura ou pouco industrializados vão compor a cesta básica nacional e paga [...]
-
26 - Abril - 2024
Ibovespa fecha em leve baixa com Vale e PIB dos EUA, mesmo com disparada de Petrobras
O Ibovespa chega à terceira derrota seguida, com baixa de 0,08%, aos 124.645 pontos, uma perda de apenas 95 pontos, em m [...]
-
26 - Abril - 2024
Reforma tributária: entenda o que muda para o consumidor
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou na última quarta-feira (24) o projeto de regulamentação d [...]
-
25 - Abril - 2024
Confiança do varejo aumenta pela quarta vez no ano, mas ainda é menor que em 2023
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) aumentou 2% em relação a mar&c [...]
-
25 - Abril - 2024
INSS: Teto de juros do consignado cairá para 1,68% ao mês
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma redução nos encargos [...]
-
25 - Abril - 2024
Especial Dia do Profissional da Contabilidade: A contabilidade estratégica na inovação corporativa e a garantia de resultados
Na dinâmica complexa do mundo corporativo, no qual a conformidade com regulamentos e a manutenção de padr&o [...]
-
25 - Abril - 2024
Reforma tributária: IVA deverá ter alíquota média de 26,5%, diz Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compareceu ao Congresso Nacional, no final da tarde desta quarta-feira, para entregar o [...]
-
25 - Abril - 2024
IA pode ser revolucionária se for aplicada em ferramentas de CRM e vendas
A implementação de Inteligência Artificial (IA) em estratégias de vendas e ferramentas de CRM repres [...]
-
24 - Abril - 2024
Arrecadação federal soma R$ 190 bilhões em março, informa Receita
A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu R$ 190,6 bilhões em março. [...]