Comportamento | Seja um profissional proativo
Toda empresa precisa de colaboradores com atitudes proativas. Afinal, o sucesso das empresas passa pelas pessoas que nela trabalham.
Um colaborador proativo é aquele que, basicamente:
· tem a iniciativa de fazer algo sem que seja solicitado;
· mostra-se capaz de pensar “lá na frente”, antecipando-se aos fatos e oferecendo uma visão pontual do que está acontecendo e, principalmente, do que poderá acontecer;
· tem a resposta antes da formulação da pergunta, porque sabe como as coisas funcionam;
· está totalmente comprometido com a empresa, com seus colegas de trabalho e, principalmente, com os clientes;
· coloca-se na condição da empresa, de seus colegas de trabalho e, ainda mais, principalmente, na condição dos clientes, para compreender o que deve e precisa ser feito.
Para você, o que é ser proativo?
Você se vê mais como uma pessoa proativa ou reativa? E seus colaboradores? São proativos ou reativos? Enfim, sua empresa é mais proativa ou reativa?
Se a quantidade de respostas estiver mais concentrada em reativa do que em proativa, preocupe-se com o que está perdendo, pois, no seu caso, as decisões parecem ser tomadas sempre após que as coisas acontecem.
Você está perdendo também porque não oferece um comportamento que o cliente aprecia e valoriza muito nas relações mantidas com a empresa.
Pense na quantidade de ações que poderiam ter sido feitas, se você fosse proativo. Pense nos resultados. Depois, multiplique o mesmo exercício, envolvendo todos os funcionários de sua empresa e veja os resultados.
Para ser proativa, uma pessoa deve trabalhar utilizando o bom senso nos “momentos de verdade” que mantém com os clientes.
É atenuante, por exemplo, pecar pelo erro e não, pela omissão, pois no erro houve, ao menos, a tentativa, uma manifestação, uma iniciativa em resolver o problema; e não o imobilismo diante dos acontecimentos. E como é preciso fazer acontecer, só vai errar quem efetivamente tentar fazer.
Quando o colaborador pretende adotar uma ação que beneficiará o cliente e não vai gerar prejuízos à empresa, ele precisa ter toda liberdade e, principalmente, o apoio da empresa para adotar sua ação. No caso, a empresa deve estimular tal comportamento, para que ele seja seguido pelos demais funcionários.
Pessoas com má vontade de trabalhar para o cliente, apáticas no dia-a-dia, que oferecem um tratamento indelicado, padronizando todos os clientes, sem qualquer comprometimento, devem ser demitidas, pois, além de atrapalhar a evolução da empresa nos negócios, podem até, pela “força negativa” que possuem, “contaminar” os outros colaboradores com o mesmo comportamento.
Para ter um comportamento proativo, a pessoa precisa desenvolver a capacidade de estar “antenada” a tudo, observando e compreendendo os acontecimentos ao seu redor. A sensibilidade é questão-chave no processo. Além disto, é preciso mais ouvir do que falar; e mais escutar do que apenas ouvir.
A condição “antenada” é muito ampla e exige a disponibilidade de uma base mínima de informações. Quando não estiver disponível, deve-se ir atrás dela. Neste caso, os clientes representam uma fonte muito valiosa.
Na discussão deste assunto, têm grande peso os versos de Geraldo Vandré, entoados numa de suas canções, indicando que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Que todos na sua empresa, inclusive os gestores, sejam mais proativos em todas as sua ações; e façam a hora, não esperando, apenas, que as coisas aconteçam. Assim é que se faz a diferença!
Que tal começar a fazer isto a partir de agora? Seja proativo e, não, reativo!
Últimas
Notícias
-
24 - Maio - 2024
Comissão aprova projeto que dá isenção tributária para microempresas com receita anual de até R$ 96 mil
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei [...]
-
24 - Maio - 2024
INSS começa a pagar nesta sexta décimo terceiro antecipado
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta sexta-feira (24)<str [...]
-
24 - Maio - 2024
Com oito dias para acabar o prazo, mais de 30 milhões já entregaram Imposto de Renda
Mais de 30 milhões de contribuintes já entregaram a sua declaração do Imposto de Renda a oito dias [...]
-
24 - Maio - 2024
Brasil, o mega exportador de petróleo que precisa importar combustível
Foi há 18 anos. Em 2006, a Petrobras anunciou: o Brasil tinha se tornado autossuficiente em petróleo. Passá [...]
-
23 - Maio - 2024
Governo federal oferece empréstimo subsidiado e carência de 2 anos para empreendedores do RS
Agindo em todas as frentes para socorrer as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, o governo federal anunciou as me [...]
-
23 - Maio - 2024
Reta final: prazo para opção pela atualização do valor de bens e direitos no exterior termina em 31 de maio
A Receita Federal emitiu uma nota, nesta quarta-feira (22), para relembrar os contribuintes sobre mais uma obrigaç&atild [...]
-
23 - Maio - 2024
Salário mínimo em 2025 pode ter valor maior que o esperado
A expectativa é que, em 2025, o valor do salário mínimo seja, inicialmente, maior do que o previsto. [...]
-
23 - Maio - 2024
Começa nesta quinta-feira consulta ao lote de restituição do IRPF
A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaraçã [...]
-
22 - Maio - 2024
Conta de luz residencial ficará mais cara a partir da semana que vem
A partir da próxima terça-feira (28), a conta de luz para os consumidores residenciais em Minas Gerais sofrer&aac [...]
-
22 - Maio - 2024
Receita Federal lança sistema para proteger CPF contra golpes
Uma nova funcionalidade lançada pela Receita Federal vai ajudar a proteger o CPF dos brasileiros contra golpes. A ferram [...]