Faturamento | Cuidados com os riscos na conquista de novos mercados
Algumas empresas, na busca de um melhor lugar frente à concorrência, abaixam os seus preços, na tentativa de aumentar o faturamento. Em certas ocasiões, a empresa, quanto mais vende, mais perde.
O preço baixo pode aumentar o volume de vendas, e pode melhorar a sua posição no mercado. Por outro lado, pode também, aumentar os seus passivos financeiros. Nesta situação, as empresas acabam buscando recursos em bancos e financiadoras para cumprir seus compromissos.
Dívidas com banco, com o passar do tempo, tendem sempre a crescer, afetando a credibilidade da empresa. É o grande sinal de que o negócio está em péssima situação.
Como a empresa não gera lucro, em função do preço baixo, quanto mais vende mais perde. Esses aspectos são ignorados por centenas de empresas de todos os tamanhos e ramos de atividade. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o empresário deve conhecer o processo de formação do seu preço de venda, calcular e fixá-lo, de forma certa e consciente, para proporcionar o crescimento da empresa.
É importante, também, identificar o momento certo em que determinado produto deve sair de linha. Nas pequenas empresas, às vezes, é comum o empresário criar laços afetivos com determinado produto. Pode ser um produto criado pelo seu fundador, pode ser o primeiro item de produção ou de tradição, ou o que mais vende - só que dá prejuízo. Nestes casos, mesmo dando prejuízo, por "amor" ao produto, o empresário se nega a fazer as adequações necessárias.
A melhor venda é aquela que gera lucro suficiente para manter a empresa crescendo. Toda empresa tem que existir em função do lucro. E quanto mais, melhor. Obviamente, o lucro deve estar submetido aos aspectos legais e éticos, que deve sempre ser considerado.
Como fixar o preço de venda
O preço de venda dos produtos e serviços (PV) deve refletir a soma do custo de produção (CP), o custo de venda (CV), impostos (I) e a margem de lucro (ML) do empresário:
PV = CP + CV + I + ML
O preço de venda pode variar dependendo da estratégia desenvolvida pelo empresário, que pode ser a de ganhar rapidamente presença no mercado, atingir segmentos específicos do mercado, recuperar o caixa, maximizar lucro, promover uma determinada linha de produtos, ou, simplesmente, eliminar a concorrência.
Se, para atingir a estratégia for necessário reduzir o preço, esta decisão deve ser calculada de forma consciente e dentro da margem de lucro da empresa, nunca atingindo as demais camadas da estrutura da formação do preço de venda.
Últimas
Notícias
-
25 - Abril - 2024
Confiança do varejo aumenta pela quarta vez no ano, mas ainda é menor que em 2023
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) aumentou 2% em relação a mar&c [...]
-
25 - Abril - 2024
INSS: Teto de juros do consignado cairá para 1,68% ao mês
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma redução nos encargos [...]
-
25 - Abril - 2024
Especial Dia do Profissional da Contabilidade: A contabilidade estratégica na inovação corporativa e a garantia de resultados
Na dinâmica complexa do mundo corporativo, no qual a conformidade com regulamentos e a manutenção de padr&o [...]
-
25 - Abril - 2024
Reforma tributária: IVA deverá ter alíquota média de 26,5%, diz Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compareceu ao Congresso Nacional, no final da tarde desta quarta-feira, para entregar o [...]
-
25 - Abril - 2024
IA pode ser revolucionária se for aplicada em ferramentas de CRM e vendas
A implementação de Inteligência Artificial (IA) em estratégias de vendas e ferramentas de CRM repres [...]
-
24 - Abril - 2024
Arrecadação federal soma R$ 190 bilhões em março, informa Receita
A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu R$ 190,6 bilhões em março. [...]
-
24 - Abril - 2024
Imposto de Renda: 60% dos contribuintes não entregaram a declaração
Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta terça-f [...]
-
24 - Abril - 2024
Siderúrgicas (ou Biden?) clamam e Brasil eleva sobretaxa ao aço chinês para 25%
O cerco estava se fechando. E o governo, enfim, decidiu sobretaxar a importação de 11 produtos de aço com [...]
-
24 - Abril - 2024
Focus: projeção da Selic dispara e vai a 9,50% neste ano
Os cerca de 150 analistas do mercado consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) alteraram a previsão dos principai [...]
-
23 - Abril - 2024
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
A Receita Federal abriu nesta terça-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Re [...]