Automação | Mais agilidade na gestão e no atendimento

Algumas soluções com baixo investimento e até mesmo gratuitas vão ajudar o empresário da empresa pequena, micro, ou eu empresário a ter fôlego no seu dia a dia para vender seus produtos e serviços. Afinal, para tarefas burocráticas e repetitivas podemos contar com a tecnologia. Segue algumas sugestões de sistemas e processos:
Software de gestão empresarial (ERP): Utilizar um sistema de gestão empresarial pode facilitar muito a administração do negócio, permitindo o controle integrado de diversas áreas, como vendas, estoque, financeiro e contabilidade.
Automação de processos: Identificar tarefas repetitivas e burocráticas que podem ser automatizadas, como emissão de notas fiscais, controle de estoque, gestão de vendas e cobrança de clientes.
Redução de erros: A automação reduz a ocorrência de erros humanos, garantindo maior precisão e confiabilidade nos processos do negócio.
Melhoria da eficiência: Automatizar processos permite que a empresa seja mais eficiente, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas e aumentando a produtividade da equipe.
Integração de sistemas: Utilizar sistemas integrados permite que as informações fluam de forma mais eficiente entre os diferentes setores da empresa, facilitando a tomada de decisão e melhorando o controle do negócio.
Para um empresário de pequeno porte, investir em automação do negócio e entender como funciona o registro de notas fiscais são passos fundamentais para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e garantir o cumprimento das obrigações fiscais. Além disso, contar com o apoio de um contador ou empresa de contabilidade pode ajudar a garantir que todos os processos estejam em conformidade com a legislação vigente.
Quanto ao relacionamento com os clientes e o atendimento mais rápido e triagem dos leads (contatos que chegam à empresa através de midias e redirecionamento de publicidade), faz com que sua empresa tenha mais credibilidade. Para quem atende somente CNPJs, esse diferencial é tudo.
Na comunicação e no contato entre empresa e cliente, podemos relacionar algumas ferramentas que vão te ajudar:
1. Respostas instantâneas:
Com um sistema de chat ao vivo, como o Tawk.to, os clientes podem obter respostas imediatas às suas perguntas, o que pode aumentar a satisfação do cliente e melhorar a experiência de atendimento.
2. Agendamento de postagens:
Com ferramentas de gestão de redes sociais, como o Buffer, você pode agendar postagens com antecedência, o que economiza tempo e garante uma presença consistente nas redes sociais.
3. Respostas automáticas:
Com o WhatsApp Business, você pode configurar respostas automáticas para perguntas frequentes, o que economiza tempo e permite que você atenda mais clientes de forma eficiente.
4. Email marketing automatizado:
Com plataformas como o Mailchimp, você pode configurar sequências de emails automatizadas, como emails de boas-vindas, lembretes de carrinho abandonado e emails de acompanhamento, o que pode aumentar o engajamento e as vendas.
5. Organização de tarefas:
Com ferramentas de gestão de tarefas, como o Trello, você pode organizar suas tarefas em quadros, listas e cartões, atribuir tarefas a membros da equipe e acompanhar o progresso do trabalho, o que aumenta a eficiência e a produtividade.
6. Integração de aplicativos:
Com o Zapier, você pode automatizar tarefas entre diferentes aplicativos, como adicionar automaticamente novos contatos do seu formulário de contato do site ao seu CRM, o que economiza tempo e reduz erros manuais.
Em resumo, um sistema automatizado pode proporcionar agilidade ao simplificar e otimizar processos, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas e permitindo que você se concentre no crescimento do seu negócio.
TBRWEB
Últimas
Notícias
-
14 - Outubro - 2025
Censo 2022: nível de ocupação é menor que o registrado em 2010
Mais de 11% dos jovens de 14 a 17 anos já exerciam algum trabalho
-
14 - Outubro - 2025
IBGE: DF tem as maiores renda e desigualdade do país
Diferença entre ricos e pobres diminui no país, mas 70% dos trabalhadores ganhavam até dois salários mínimos, conforme relatório preliminar do Censo Demográfico de 2022
-
13 - Outubro - 2025
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo
-
13 - Outubro - 2025
Mercado do Povo levará mercados modulares a pequenas cidades
Além de ajudar economia local, programa vai apoiar pequenos produtores
-
13 - Outubro - 2025
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários
-
13 - Outubro - 2025
Fraudes no INSS: PF deflagra nova fase de operação em oito estados
Operação sem Desconto cumpre 66 mandados de busca e apreensão
-
10 - Outubro - 2025
Venda de veículos automotores sobe 2,9% em setembro
Produção e exportações cresceram em relação ao mesmo mês de 2024
-
10 - Outubro - 2025
Preço da cesta básica cai em 22 capitais brasileiras em setembro
Destaque para a queda do tomate e do arroz e alta da carne
-
10 - Outubro - 2025
Poupança tem retirada líquida de R$ 15 bilhões em setembro
Rendimentos creditados nas contas somam R$ 6,4 bilhões, diz BC
-
10 - Outubro - 2025
Dólar fecha no maior nível em quase 1 mês com cautela fiscal após queda de MP
Depois atingir máxima de R$ 5,3796, o a moeda à vista encerrou a sessão desta quinta-feira, 9, em alta de 0,58%, a R$ 5,3750