SESMT | Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Trabalhar em um ambiente seguro é um direito de todas as pessoas e cabe às empresas proporcionarem esse ambiente, prezando pela segurança e bem estar dos seus empregados. Um local de trabalho harmonioso é um estimulo para que os empregados desempenhem melhor suas funções.
A implantação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é uma das propostas para as empresas proporcionarem este ambiente de trabalho. O SESMT é constituído por uma equipe de profissionais, que tem a função principal de promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores dentro da empresa.
O SESMT está disciplinado no artigo 162 do Decreto-Lei 5.452, de 1943 (CLT) e regulado pela Norma Regulamentadora 4 (NR 4). Criado com o objetivo de prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais deve, também, promover atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, tanto por meio de campanhas como programas de duração permanente.
São obrigados a manter o SESMT as empresas privadas e públicas e os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes legislativos e judiciários que
possuam empregados regidos pela CLT, desde que esteja dimensionada no Quadro II da NR 4. Portanto, não são todas as empresas que se encontram obrigadas a constituir o SESMT, mas somente aquelas que se enquadram nas disposições do mencionado quadro.
Seu dimensionamento vincula-se à gradação do risco da atividade principal (Quadro I) e ao número total de empregados do estabelecimento (Quadros II), anexos da NR 4, observadas as exceções existentes na mesma norma.
O Quadro I, observada alterações posteriores, dispõe sobre a Classifi cação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e os correspondentes graus de risco. Já o quadro II determina o dimensionamento do SESMT conforme o grau de risco da atividade e o número de empregados no estabelecimento.
Assim, de acordo com seu enquadramento, a empresa deverá verifi car se está ou não obrigada a constituir o SESMT. Em caso positivo, no próprio Quadro II, constam o número e os respectivos profissionais que devem integrar a equipe de profi ssionais, que pode ser composta por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, auxiliar ou técnico de enfermagem do trabalho. É importante observar que é proibido a esta equipe de profissionais o exercício de outras atividades na empresa durante o horário de sua atuação no SESMT.
Cabe ao SESMT analisar e registrar em documentos específicos todos os acidentes ocorridos na empresa ou no estabelecimento, com ou sem vitimas, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do individuo portador de doença ocupacional ou acidentado.
O SESMT deve manter os dados atualizados, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI da NR 4, devendo o empregador manter a documentação à disposição da inspeção do trabalho. Os mapas anuais devem ser guardados por um período não inferior a 5 anos.
O SESMT deverá manter entrosamento permanente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para que haja cooperação entre as duas equipes. Não há subordinação entre o SESMT e a CIPA, entretanto as observações e solicitações da CIPA deverão ser estudadas para propor soluções corretivas e preventivas.
O registro do SESMT deverá ser feito mediante requerimento com as informações dos profi ssionais integrantes do SESMT, número de empregados e grau de risco das atividades por estabelecimento, especifi cação dos turnos de trabalho e horário de trabalho dos profissionais do SESMT.
BGC | Edição | 1912
Últimas
Notícias
-
4 - Abril - 2025
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o &oacut [...]
-
4 - Abril - 2025
Greve dos auditores fiscais pode atrasar restituição do Imposto de Renda
A greve dos auditores-fiscais da Receita Federal tem impactado o programa de declaração do Imposto de Renda 2025, [...]
-
4 - Abril - 2025
Receita Federal já recebeu 7.546.641 declarações do Imposto de Renda 2025
Receita Federal informa que até às 17 horas desta quinta-feira (3/4) foram entregues 7.546.641 d [...]
-
4 - Abril - 2025
Governo antecipa pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS
O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (3/4), a antecipação do pagamento da primeira par [...]
-
3 - Abril - 2025
Declaração pré-preenchida já está totalmente disponível
Como estava previsto, foi disponibilizada hoje (01/04) nova versão da declaração pré preenchida do [...]
-
3 - Abril - 2025
Receita publica Instrução Normativa e Ato Declaratório que dispõem sobre o Adicional da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
A Receita Federal editou a Instrução Normativa RFB nº 2.259, de 2025, e o Ato Declaratório Execu [...]
-
3 - Abril - 2025
FecomercioSP recebe representantes da Alemanha e da Grécia para potencializar e fortalecer os laços comerciais
O presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação do Comérci [...]
-
3 - Abril - 2025
"Tarifaço" abre caminho do Brasil para novos parceiros comerciais
O presidente dos EUA, Donald Trump, sustentou a promessa de campanha ao anunciar hoje o "tarifaço& [...]
-
2 - Abril - 2025
Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço
O governo brasileiro espera ser poupado do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, qu [...]
-
2 - Abril - 2025
Produção industrial cai 0,1% em fevereiro ante janeiro, afirma IBGE
A produção industrial caiu 0,1% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta qua [...]