Clientes Fiéis | Garantia de sobrevivência para as empresas
Conhecer o cliente é fundamenta para atender às suas necessidades. Os clientes e o mercado são as razões da existência de qualquer organização. Devemos buscar neles o direcionamento para alcançar o sucesso dentro da gestão empresarial de excelência.
A organização que mantém o foco no cliente busca conhecer suas necessidades atuais e antecipar-se às expectativas futuras, bem como as tendências do mercado. Quando essas necessidades estão claras, é possível desenvolver e oferecer produtos diferenciados, que irão satisfazer os clientes dos mercados atuais ou mesmo atingir novos segmentos.
O foco no mercado mantém a empresa atenta às mudanças que ocorrem à sua volta, principalmente quanto aos concorrentes, às novas ofertas, demandas e necessidades.
É fundamental para a organização disponibilizar canais de relacionamento e gerenciamento das sugestões ou reclamações, para medir o grau de satisfação e fidelidade dos clientes.
A construção desse relacionamento desenvolve novas oportunidades. A divulgação dos produtos, marcas e ações de melhorias fortalecem a imagem positiva e faz a empresa tornar-se conhecida pelos clientes e mercados.
A qualidade deve estar intrínseca ao produto e o cliente é o "árbitro final", que julga a partir de suas percepções. Assim, a organização deve estar atenta às características e atributos dos produtos, além de oferecerem diferenciais com relação à concorrência; devem adicionar valor aos clientes, intensificar sua satisfação, determinar suas preferências e os tornar fiéis à marca, ao produto e à organização.
Manter os clientes é a recompensa pelo atendimento eficaz de suas necessidades mais específicas. Sua permanência junto a empresa aumenta a rentabilidade do negócio, pois o custo de retê-los é, em geral, menor que o custo da conquista ou da reposição de novos clientes.
Traga a voz do cliente para dentro do seu negócio. Seja defensor dos seus interesses. Mantenha sua empresa totalmente voltada para o cliente.
Estabeleça seu alvo, seu "nicho de mercado" para planejar suas ações, métodos e estratégias, e organizar melhor sua empresa, para um direcionamento mais seguro e eficaz.
Últimas
Notícias
-
14 - Outubro - 2025
Censo 2022: nível de ocupação é menor que o registrado em 2010
Mais de 11% dos jovens de 14 a 17 anos já exerciam algum trabalho
-
14 - Outubro - 2025
IBGE: DF tem as maiores renda e desigualdade do país
Diferença entre ricos e pobres diminui no país, mas 70% dos trabalhadores ganhavam até dois salários mínimos, conforme relatório preliminar do Censo Demográfico de 2022
-
13 - Outubro - 2025
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo
-
13 - Outubro - 2025
Mercado do Povo levará mercados modulares a pequenas cidades
Além de ajudar economia local, programa vai apoiar pequenos produtores
-
13 - Outubro - 2025
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários
-
13 - Outubro - 2025
Fraudes no INSS: PF deflagra nova fase de operação em oito estados
Operação sem Desconto cumpre 66 mandados de busca e apreensão
-
10 - Outubro - 2025
Venda de veículos automotores sobe 2,9% em setembro
Produção e exportações cresceram em relação ao mesmo mês de 2024
-
10 - Outubro - 2025
Preço da cesta básica cai em 22 capitais brasileiras em setembro
Destaque para a queda do tomate e do arroz e alta da carne
-
10 - Outubro - 2025
Poupança tem retirada líquida de R$ 15 bilhões em setembro
Rendimentos creditados nas contas somam R$ 6,4 bilhões, diz BC
-
10 - Outubro - 2025
Dólar fecha no maior nível em quase 1 mês com cautela fiscal após queda de MP
Depois atingir máxima de R$ 5,3796, o a moeda à vista encerrou a sessão desta quinta-feira, 9, em alta de 0,58%, a R$ 5,3750