Clientes Fiéis | Garantia de sobrevivência para as empresas
Conhecer o cliente é fundamenta para atender às suas necessidades. Os clientes e o mercado são as razões da existência de qualquer organização. Devemos buscar neles o direcionamento para alcançar o sucesso dentro da gestão empresarial de excelência.
A organização que mantém o foco no cliente busca conhecer suas necessidades atuais e antecipar-se às expectativas futuras, bem como as tendências do mercado. Quando essas necessidades estão claras, é possível desenvolver e oferecer produtos diferenciados, que irão satisfazer os clientes dos mercados atuais ou mesmo atingir novos segmentos.
O foco no mercado mantém a empresa atenta às mudanças que ocorrem à sua volta, principalmente quanto aos concorrentes, às novas ofertas, demandas e necessidades.
É fundamental para a organização disponibilizar canais de relacionamento e gerenciamento das sugestões ou reclamações, para medir o grau de satisfação e fidelidade dos clientes.
A construção desse relacionamento desenvolve novas oportunidades. A divulgação dos produtos, marcas e ações de melhorias fortalecem a imagem positiva e faz a empresa tornar-se conhecida pelos clientes e mercados.
A qualidade deve estar intrínseca ao produto e o cliente é o "árbitro final", que julga a partir de suas percepções. Assim, a organização deve estar atenta às características e atributos dos produtos, além de oferecerem diferenciais com relação à concorrência; devem adicionar valor aos clientes, intensificar sua satisfação, determinar suas preferências e os tornar fiéis à marca, ao produto e à organização.
Manter os clientes é a recompensa pelo atendimento eficaz de suas necessidades mais específicas. Sua permanência junto a empresa aumenta a rentabilidade do negócio, pois o custo de retê-los é, em geral, menor que o custo da conquista ou da reposição de novos clientes.
Traga a voz do cliente para dentro do seu negócio. Seja defensor dos seus interesses. Mantenha sua empresa totalmente voltada para o cliente.
Estabeleça seu alvo, seu "nicho de mercado" para planejar suas ações, métodos e estratégias, e organizar melhor sua empresa, para um direcionamento mais seguro e eficaz.
Últimas
Notícias
-
28 - Novembro - 2025
Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para combater golpes na Black Friday 2025
Nova unidade em São Paulo (SP) vai usar inteligência artificial (IA) para monitorar anúncios suspeitos e reforçar segurança do e-commerce
-
28 - Novembro - 2025
Dívida Pública sobe 1,62% em outubro e supera R$ 8,2 trilhões
Emissão de títulos vinculados à taxa Selic puxa alta
-
28 - Novembro - 2025
Mesmo com tarifaço, café brasileiro tem aumento de 27,6% na receita de exportações
Relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil levantou que, entre janeiro e outubro de 2025, a receita cambial gerada pelas exportações chegou a U$ 12,715 bi
-
28 - Novembro - 2025
Criação de vagas formais perde força em outubro; veja números
Mercado de trabalho formal desacelera e registra 85,1 mil novos postos, em outubro, abaixo do esperado pelo mercado
-
27 - Novembro - 2025
BC: Estoque total de crédito sobe 0,9% em outubro ante setembro, para R$ 6,914 tri
Alta foi puxada por pessoas físicas e pelo crédito direcionado, com destaque para habitação e veículos
-
27 - Novembro - 2025
Governo Central registra superávit de R$ 36,5 bilhões em outubro
Resultado supera expectativas e é o quarto melhor para o mês
-
27 - Novembro - 2025
Isenção do Imposto de Renda no INSS chegará a 39,4 milhões de benefícios em 2026
Esse total é a soma dos 36 milhões já isentos atualmente com os 3,4 milhões que serão beneficiados com a nova faixa de até R$ 5.000
-
27 - Novembro - 2025
Embraer vai receber R$ 1 bi do BNDES para dinamizar exportações
Empresa espera vender até 85 aviões para o exterior em 2025
-
26 - Novembro - 2025
Crédito ampliado cresce e atinge R$ 20,1 trilhões em outubro
Segundo dados da autoridade monetária, o comprometimento de renda das famílias chegou a 28,8% e atingiu maior patamar da série histórica
-
26 - Novembro - 2025
IPCA-15: prévia da inflação avança 0,20% em novembro
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em novembro. Maior variação e principal impacto no resultado do mês veio de despesas pessoais


