Clientes Fiéis | Garantia de sobrevivência para as empresas
Conhecer o cliente é fundamenta para atender às suas necessidades. Os clientes e o mercado são as razões da existência de qualquer organização. Devemos buscar neles o direcionamento para alcançar o sucesso dentro da gestão empresarial de excelência.
A organização que mantém o foco no cliente busca conhecer suas necessidades atuais e antecipar-se às expectativas futuras, bem como as tendências do mercado. Quando essas necessidades estão claras, é possível desenvolver e oferecer produtos diferenciados, que irão satisfazer os clientes dos mercados atuais ou mesmo atingir novos segmentos.
O foco no mercado mantém a empresa atenta às mudanças que ocorrem à sua volta, principalmente quanto aos concorrentes, às novas ofertas, demandas e necessidades.
É fundamental para a organização disponibilizar canais de relacionamento e gerenciamento das sugestões ou reclamações, para medir o grau de satisfação e fidelidade dos clientes.
A construção desse relacionamento desenvolve novas oportunidades. A divulgação dos produtos, marcas e ações de melhorias fortalecem a imagem positiva e faz a empresa tornar-se conhecida pelos clientes e mercados.
A qualidade deve estar intrínseca ao produto e o cliente é o "árbitro final", que julga a partir de suas percepções. Assim, a organização deve estar atenta às características e atributos dos produtos, além de oferecerem diferenciais com relação à concorrência; devem adicionar valor aos clientes, intensificar sua satisfação, determinar suas preferências e os tornar fiéis à marca, ao produto e à organização.
Manter os clientes é a recompensa pelo atendimento eficaz de suas necessidades mais específicas. Sua permanência junto a empresa aumenta a rentabilidade do negócio, pois o custo de retê-los é, em geral, menor que o custo da conquista ou da reposição de novos clientes.
Traga a voz do cliente para dentro do seu negócio. Seja defensor dos seus interesses. Mantenha sua empresa totalmente voltada para o cliente.
Estabeleça seu alvo, seu "nicho de mercado" para planejar suas ações, métodos e estratégias, e organizar melhor sua empresa, para um direcionamento mais seguro e eficaz.
Últimas
Notícias
-
4 - Julho - 2025
Postos não repassam queda no preço da gasolina e ainda aplicam aumentos, aponta AGU
AGU aponta indícios de que distribuidoras e postos não repassam ao consumidor as quedas nas refinarias e pede investigação
-
4 - Julho - 2025
INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos
Pagamento por descontos indevidos começam no dia 24 deste mês
-
4 - Julho - 2025
Dólar recua para R$ 5,40 e fecha no menor nível em mais de um ano
Valor de fechamento desta quinta-feira foi o menor desde 24 de junho do ano passado (R$ 5,3904)
-
4 - Julho - 2025
Bolsa bate recorde, e dólar cai para menor valor em mais de um ano
O índice Ibovespa, da B3, encerrou aos 140.928 pontos, com alta de 1,35%. O indicador sobe 2,97% na semana e 17,16% em 2025
-
3 - Julho - 2025
Venda de máquinas e equipamentos cresce 26% em maio, em relação a 2024
Exportações têm desempenho negativo de 5,9%, na mesma comparação
-
3 - Julho - 2025
Banco Central autoriza empresa alvo de ataque hacker a restabelecer operações do Pix
C&M Software poderá operar em horário restrito e com novos critérios de controle de fraudes
-
3 - Julho - 2025
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
Novo sistema promete melhorias na recuperação de valores em transferências erradas ou fraudulentas pelo Pix
-
3 - Julho - 2025
Produção industrial brasileira diminui em maio, mas acumula alta de 1,8% no ano, diz IBGE
Foram registradas quedas em três das quatro grandes categorias econômicas e em 13 dos 25 ramos industriais
-
2 - Julho - 2025
Brasileiros pagaram R$ 2 tri de impostos em 2025, alta interanual de 11,1%, diz ACSP
O aumento se deve ao aquecimento da atividade econômica e medidas aprovadas pelo governo em 2024
-
2 - Julho - 2025
Novas regras para feriados em comércio e serviços começam a valer
Nova portaria do Ministério do Trabalho revoga autorização automática e exige convenção com sindicatos para atividades nos feriados