Clientes | Transforme seus clientes em DEFENSORES de sua empresa

O ritmo dinâmico vigente no mundo dos negócios exige um acompanhamento em igual medida por parte das empresas. O jeito tradicional de pensar e fazer negócios deve ser constantemente revisto, com destaque à forma pela qual as empresas veem e se relacionam com seus clientes.
Na década de 60, o cliente era visto pelas empresas como uma amolação. Mais adiante, na de 70, a proposta era satisfazer os desejos dos clientes. Na de 80, as empresas se anteciparam aos desejos dos clientes. Num cenário mais competitivo que caracterizou a década de 90, as empresas passaram a oferecer um comprometimento maior com o sucesso do cliente, criando um ambiente que ficou conhecido como a era do cliente. Na década passada, o propósito das empresas era de criar novas oportunidades para os clientes. Também é marcada pela inserção da rede mundial de computadores e um novo comportamento de compra on line. Na atual, o marketing digital tem atraído cada vez mais a atenção. A ‘busca’ tornou-se parte essencial da rotina dos usuários da Internet. As estratégias englobam os links patrocinados e a otimização para sites de busca.
É sob esta percepção que as empresas devem adotar um posicionamento para direcionar a operação de suas ações, pois produtos e serviços surgem e desaparecem; e os clientes ficarão com a empresa que desenvolver um relacionamento produtivo com eles, gerando a satisfação e agregando valor.
No passado, conseguir, cada vez mais, novos clientes, era o maior sucesso. Na concepção moderna do marketing, o foco está voltado à manutenção dos clientes atuais, desenvolvendo ações mais intensivas de relacionamento com eles.
É preciso rever o conceito tradicional do marketing que tem como objetivo, conseguir clientes, diferenciar produtos e serviços, e manter gestores especialistas em produtos. Este conceito deve ser substituído por um marketing revisitado, no sentido de um marketing relacional, que visa manter e crescer com os clientes, diferenciar clientes para oferecer um atendimento igualmente diferenciado a eles e desenvolver um encantamento individual, mantendo gestores especialistas em clientes.
Uma empresa deve procurar ter clientes DEFENSORES e não, meramente, compradores. De acordo com Jill Griffin (Como conquistar e manter o cliente fiel), a criação de um verdadeiro cliente demanda tempo e deve passar por um conjunto de fases:
1 Suspeito: aqueles que poderiam comprar de sua empresa;
2 Prospect: aqueles que precisam de produtos ou serviços de sua empresa e estão aptos a comprá-los. Apesar de nada ainda ter comprado, este tipo de cliente sabe quem é a sua empresa, onde ela está localizada e o que faz;
3 Prospect desqualificado: aqueles que a empresa conhece e sabe que não farão negócios com ela, porque não precisam ou não tem condições;
4 Comprador: aqueles que compraram o produto da empresa uma vez (os mesmos podem também ter comprado dos concorrentes);
5 Cliente eventual: aqueles que compraram mais de uma vez da mesma empresa;
6 Cliente regular: aqueles que compram tudo o que a empresa vende e que eventualmente possam utilizar, havendo um relacionamento mais consistente, de modo que os apelos dos concorrentes não tenham tanto efeito;
7 Defensor: aqueles que compram tudo o que a empresa vende e que possam eventualmente utilizar, fazendo-o de forma mais regular que na fase anterior. A diferença é que eles recomendam a empresa para terceiros;
8 Consumidor ou cliente inativo: aqueles que já foram compradores ou clientes da empresa, mas que, por um período longo, nada mais compraram dela.
Independente do porte e do setor de atuação de sua empresa, buscar a fidelidade ou a preferência do cliente é algo extremamente importante para obter um posicionamento competitivo e defender-se das ações dos concorrentes. Para Philip Kotler (Marketing 3.0), as forças que estão definindo o novo marketing estão centrado no Ser Humano. Cabe a você, enquanto gestor, tomar a atitude de colocar esta e outras ações em prática. As empresas precisam ir além da satisfação de seus clientes para se diferenciarem cada vez mais das outras ofertas de mercado. O futuro da competição segue por esta linha.
Edição | 1605
Últimas
Notícias
-
28 - Novembro - 2025
Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para combater golpes na Black Friday 2025
Nova unidade em São Paulo (SP) vai usar inteligência artificial (IA) para monitorar anúncios suspeitos e reforçar segurança do e-commerce
-
28 - Novembro - 2025
Dívida Pública sobe 1,62% em outubro e supera R$ 8,2 trilhões
Emissão de títulos vinculados à taxa Selic puxa alta
-
28 - Novembro - 2025
Mesmo com tarifaço, café brasileiro tem aumento de 27,6% na receita de exportações
Relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil levantou que, entre janeiro e outubro de 2025, a receita cambial gerada pelas exportações chegou a U$ 12,715 bi
-
28 - Novembro - 2025
Criação de vagas formais perde força em outubro; veja números
Mercado de trabalho formal desacelera e registra 85,1 mil novos postos, em outubro, abaixo do esperado pelo mercado
-
27 - Novembro - 2025
BC: Estoque total de crédito sobe 0,9% em outubro ante setembro, para R$ 6,914 tri
Alta foi puxada por pessoas físicas e pelo crédito direcionado, com destaque para habitação e veículos
-
27 - Novembro - 2025
Governo Central registra superávit de R$ 36,5 bilhões em outubro
Resultado supera expectativas e é o quarto melhor para o mês
-
27 - Novembro - 2025
Isenção do Imposto de Renda no INSS chegará a 39,4 milhões de benefícios em 2026
Esse total é a soma dos 36 milhões já isentos atualmente com os 3,4 milhões que serão beneficiados com a nova faixa de até R$ 5.000
-
27 - Novembro - 2025
Embraer vai receber R$ 1 bi do BNDES para dinamizar exportações
Empresa espera vender até 85 aviões para o exterior em 2025
-
26 - Novembro - 2025
Crédito ampliado cresce e atinge R$ 20,1 trilhões em outubro
Segundo dados da autoridade monetária, o comprometimento de renda das famílias chegou a 28,8% e atingiu maior patamar da série histórica
-
26 - Novembro - 2025
IPCA-15: prévia da inflação avança 0,20% em novembro
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em novembro. Maior variação e principal impacto no resultado do mês veio de despesas pessoais


