Inovação | A importância da criatividade na organização moderna
Existe um pensamento anônimo em administração que aponta três tipos de empresas: as que ficam perguntando o que aconteceu; as que ficam apenas observando o que acontece; e, as que fazem as coisas acontecerem.
É possível determinar o tipo de cada empresa a partir da observação do seu comportamento, mediante o ritmo cada vez mais acelerado das mudanças. Muitas empresas parecem estar desconectadas da realidade. Passados os acontecimentos, ainda ficam se perguntando o que aconteceu.
Analise o comportamento das empresas que você conhece. Certamente vai encontrar características pontuais em seu modelo de gestão que o incomodarão. Há também empresas que simplesmente observam as mudanças. As coisas acontecem, e nessas empresas, infelizmente, nenhuma inovação acontece. Ficam apenas nos discursos e nada fazem de concreto.
A demora em assimilar os acontecimentos pode ser comprometedora, na maioria dos casos, além de criar uma postura de negócios arriscada e fazer com que as oportunidades sejam perdidas, sem considerar os avanços e vantagens competitivas que os concorrentes podem estabelecer.
As empresas que formatam o tipo 'ideal' são aquelas que estão abertas à inovação. Elas mantêm um comprometimento com aquilo que fazem, monitoram o mercado a todo instante, com o forte desejo de transformar ideias em oportunidades. É assim que as empresas devem se comportar, se quiserem ser vencedoras!
Um indicador para saber se sua empresa é criativa, é verificar quantas ''novas'' patentes foram registradas ou ''novos'' produtos foram lançados nos últimos anos.
Já se falou muito que a única coisa constante na vida das empresas é a mudança. E é mesmo! Mudanças sempre estão em curso e representam uma novidade. Todavia, o que as empresas precisam é ter instrumentos para acompanhar essas mudanças.
Consequentemente, com as pressões que as mudanças promovem no mundo e nos negócios é necessário flexibilidade. Tanto dos processos de trabalho que a empresa instituiu, quanto mais das pessoas por ela envolvidas. Na verdade, é nas pessoas que reside a capacidade de enxergar as mudanças como desafios. Porém, isso requer comprometimento para aceitar o novo, o que nem sempre é tão fácil. As mudanças devem ser encaradas como oportunidades para crescimento.
É preciso destacar que nenhuma empresa permanece a mesma ao longo dos tempos. As empresas também mudam! Mas são poucas as que dão valor a este ciclo evolutivo e conseguem notar que realmente não são mais as mesmas. Neste caso, além de não se reconhecerem, podem ser empresas que perguntam o que aconteceu ou que observam os acontecimentos, independentemente de seu porte ou conceito no mercado.
Também, é preciso entender que sua empresa hoje não é mais a mesma de ontem. E isso não ocorre apenas com uma empresa, pois são os reflexos do ambiente interagindo com a empresa. E o inverso também ocorre. Através dessa interação é que ela transforma o ambiente, na verdade, ela age e sofre a mesma ação.
Nenhuma empresa é um sistema fechado, que consegue ficar imune aos acontecimentos do mercado. Pelas características que tem, as empresas funcionam como um sistema aberto. Não há como não ser assim.
Outro apontamento que deve receber destaque é que, em Administração, tudo é relativo. Aliás, muito relativo, pois não há uma receita básica para administrar uma empresa de forma sempre igual. Uma estratégia que funcionou tão bem no passado pode não ser tão boa ou adequada hoje, como se esperava. O contexto muda e com ele as soluções de ontem, em muitos casos, perdem efeito. Antigas práticas de negócios precisam ser adequadas a uma nova realidade.
A única coisa que prevalece constante no trabalho de administrar são suas funções tradicionais: planejamento, organização, direção e controle. Sua empresa deve manejá-las muito bem, de forma integrada, em qualquer circunstância.
A grande questão é enxergar a empresa de maneira criativa e inovadora, e repensá-la a todo o momento. Mudar é preciso, e sempre!
Últimas
Notícias
-
28 - Novembro - 2025
Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para combater golpes na Black Friday 2025
Nova unidade em São Paulo (SP) vai usar inteligência artificial (IA) para monitorar anúncios suspeitos e reforçar segurança do e-commerce
-
28 - Novembro - 2025
Dívida Pública sobe 1,62% em outubro e supera R$ 8,2 trilhões
Emissão de títulos vinculados à taxa Selic puxa alta
-
28 - Novembro - 2025
Mesmo com tarifaço, café brasileiro tem aumento de 27,6% na receita de exportações
Relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil levantou que, entre janeiro e outubro de 2025, a receita cambial gerada pelas exportações chegou a U$ 12,715 bi
-
28 - Novembro - 2025
Criação de vagas formais perde força em outubro; veja números
Mercado de trabalho formal desacelera e registra 85,1 mil novos postos, em outubro, abaixo do esperado pelo mercado
-
27 - Novembro - 2025
BC: Estoque total de crédito sobe 0,9% em outubro ante setembro, para R$ 6,914 tri
Alta foi puxada por pessoas físicas e pelo crédito direcionado, com destaque para habitação e veículos
-
27 - Novembro - 2025
Governo Central registra superávit de R$ 36,5 bilhões em outubro
Resultado supera expectativas e é o quarto melhor para o mês
-
27 - Novembro - 2025
Isenção do Imposto de Renda no INSS chegará a 39,4 milhões de benefícios em 2026
Esse total é a soma dos 36 milhões já isentos atualmente com os 3,4 milhões que serão beneficiados com a nova faixa de até R$ 5.000
-
27 - Novembro - 2025
Embraer vai receber R$ 1 bi do BNDES para dinamizar exportações
Empresa espera vender até 85 aviões para o exterior em 2025
-
26 - Novembro - 2025
Crédito ampliado cresce e atinge R$ 20,1 trilhões em outubro
Segundo dados da autoridade monetária, o comprometimento de renda das famílias chegou a 28,8% e atingiu maior patamar da série histórica
-
26 - Novembro - 2025
IPCA-15: prévia da inflação avança 0,20% em novembro
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em novembro. Maior variação e principal impacto no resultado do mês veio de despesas pessoais


