Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela ASTECONT - Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Área Vip:
Área do Cliente:

Remuneração | Seus efeitos na motivação dos funcionários

A remuneração e todos os benefícios financeiros a ela ligados têm influência na motivação dos funcionários, embora seja provável que o dinheiro se apresente também como um fator potencial de desmotivação.

O nível básico de remuneração é importante para a equipe - se for baixo demais, provavelmente os funcionários não farão nada além do mínimo necessário. Um salário razoável deixará a equipe satisfeita, possibilitando criar novos meios de motivação.

Já o salário justo, possa ser planejado observando o valor do funcionário, a remuneração dos colegas, outros benefícios, a empresa, o mercado de trabalho e a legislação.

Qualquer funcionário sonha em poder sentir que está recebendo um salário justo e condizente com o que faz e merece. Todos tem certa ideia sobre qual é o seu valor, baseado em suas habilidades, conhecimentos e experiências, relacionando isso a sua responsabilidade, forma uma noção de quanto deva receber.

Do mesmo modo, ele precisa sentir que está sendo pago uma importância proporcional àquela paga aos seus colegas. Com frequência, comparam sua própria capacidade, experiência e volume de trabalho com os mesmos atributos de seus colegas e com aqueles com quem tem contato regular.

Os benefícios adicionais, como descontos em bens e serviços, usar veículo da empresa, planos de saúde e coisas do gênero, formam com a remuneração um todo destinado aos funcionários. Assim como ocorre com o salário, inevitavelmente, emitem julgamentos sobre o que os outros recebem, e irão se sentir insatisfeitos caso não tenham os mesmos tipos de vantagens que acreditam merecer.

O tamanho e o sucesso da empresa também exercem influência sobre a opinião dos funcionários, com relação ao que acredita merecer em termos de remuneração básica. Uma empresa pequena lutando pela sobrevivência, não pode pagar somas generosas de salários e a maioria de seus funcionários reconhece e aceita esta situação. Com tudo, espera-se que uma empresa grande e bem sucedida divida seu sucesso com seu quadro de funcionários, pagando maiores salários do que os seus concorrentes.

A maioria dos funcionários tem consciência do que ocorre no mercado de trabalho. Isso também influência a visão que tem sobre os salários. De um modo particular, eles têm consciência da situação geral do mercado de trabalho. Se o mercado for caracterizado por grande índice de desemprego, talvez se sintam agradecidos pela colocação que já possuem. Entretanto, se houver muita oferta de trabalho, podem se sentir insatisfeitos com a própria posição. Vão comparar seus salários com o de outros, que poderiam receber por funções similares, em outro local de trabalho. Resta-lhes saber se estariam melhores ou piores em outras empresas. Outro fator importante é a inflação, onde se esperam aumentos salariais que mantenham a equiparação com os aumentos de preços.

Por fim, é importante que se cumpra a lei, não só pelas possíveis consequências, mas também por seus efeitos sobre a motivação. Os acordos de pagamentos feitos à época da admissão, incluindo benefícios adicionais devem ser honrados. Pessoas que realizam os mesmos trabalhos, ou da mesma importância, em níveis comparáveis de habilidade, experiência e empenho exigidos à função, devem receber a mesma remuneração, não podendo haver discriminação de sexo, serviço ou quantidade de horas trabalhadas

Últimas
Notícias

Fique sempre em dia!

  • Obrigações do dia: 28/Março/2024 – 5ª Feira.
  • Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
  • Obrigações do dia: IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração mensal.
  • Obrigações do dia: IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração trimestral.
  • Obrigações do dia: CSL | Lucro Real Anual - Saldo 2023.