Concorrentes | Como parceiros em negócios específicos
A disputa pelo consumidor sempre foi uma característica marcante no mundo dos negócios. Na atual conjuntura, o cliente quer sempre mais por menos, mostra o que quer comprar, quanto e como quer pagar, sinalizando claramente que não é mais tão fiel a marcas como antigamente e a competição tornou-se muito mais acirrada, criando um ambiente de “hipercompetitividade”.
Atualmente os concorrentes estão com seus diferenciais competitivos cada vez mais próximos, categorizando um ambiente semelhante a “um grid de largada de Fórmula 1”, onde a diferença de tempo entre os primeiros colocados é calculada em milésimos de segundo; as vantagens são conquistadas nos mínimos detalhes e a diferença entre vencedores e vencidos é dada numa fração de segundos.
Como são tantas as mudanças que estão estabelecendo a nova dinâmica dos negócios, as empresas necessitam rever muitas das posições firmadas.
Em alguns casos, pode até soar estranho, os concorrentes estão deixando de ser adversários para tornarem-se parceiros em negócios específicos. A competição pelo consumidor continua, só que num outro formato.
A grande verdade na discussão sobre concorrentes é que não há mais como esconder seu negócio deles. É preciso se conscientizar que há uma facilidade muito grande no acesso às informações sobre o que acontece com as empresas e seus negócios, reforçada, por exemplo, pela Internet e globalização.
A nova realidade desenha um modelo de negócios não mais associado a um jogo de pôquer, onde um adversário desconhecia as cartas do outro. Ela é, sim, semelhante a um jogo de xadrez, onde as peças estão postas à mesa e podem ser vistas por todos os adversários.
A diferença está na inteligência, rapidez e firmeza que o jogador, no caso a empresa, reserva nos movimentos de suas peças, articulados sob sua estratégia.
Independente das condições de acordo ou disputa com concorrentes, deve haver um equilíbrio entre os focos oferecidos a consumidores e concorrentes. Negligenciar qualquer um deles pode custar caro!
A história intitulada “A Ratoeira” ilustra muito bem tal proposta, além de apresentar os padrões de concorrência na atual conjuntura de negócios. Conforme descrição no livro Marketing Trends (M.Books, 2004, p.133), de Francisco Alberto Madia de Souza, seu contexto se desenvolve neste sentido:
“Um certo dia, o rato olha pelo seu buraco na parede e vê o fazendeiro desembrulhando uma reluzente ratoeira. Sai correndo pela fazenda gritando: 'Cuidado, há uma ratoeira na casa...'
A galinha deu um sorriso e comentou: 'Ratoeiras só dizem respeito aos ratos'. Já o porco, manifestando solidariedade ao rato, disse: 'Cuide-se, mas, se o pior acontecer, prometo rezar por sua alma'. E o boi continuou ruminando, indiferente, fingindo não ver o desespero do rato. Ou seja, para o pobre rato só restou encarar a ratoeira de frente...
Na mesma noite, a ratoeira funcionou. Só que, em vez do rato, acabou 'fisgando' o rabo de uma cobra venenosa, que picou a distraída mulher do fazendeiro, levada imediatamente ao pronto-socorro. Devidamente medicada, a mulher passou duas semanas de cama, com muita febre, e acabou sobrevivendo.
Só que, para atenuar a febre, nada melhor que uma canja - e lá se foi a galinha. Para alimentar os parentes e amigos que vieram visitar a mulher, o porco foi para o forno. “E, para comemorar a recuperação da mulher, nada melhor que um churrasco - e desta vez o ‘voluntário’ foi o boi”.
Moral da história: concorrente seu não é apenas aquela empresa que presta o mesmo tipo de serviço ou comercializa o mesmo produto que sua empresa. Hoje, a concorrência não é apenas específica, mas genérica: todos os produtos e serviços estão concorrendo pela escolha que o consumidor oferece a seu poder aquisitivo.
Faça uma associação de tudo o que foi comentado com os negócios de sua empresa e tire suas próprias conclusões; mas seja inteligente, rápido e firme!
Últimas
Notícias
-
24 - Abril - 2024
Arrecadação federal soma R$ 190 bilhões em março, informa Receita
A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu R$ 190,6 bilhões em março. [...]
-
24 - Abril - 2024
Imposto de Renda: 60% dos contribuintes não entregaram a declaração
Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta terça-f [...]
-
24 - Abril - 2024
Siderúrgicas (ou Biden?) clamam e Brasil eleva sobretaxa ao aço chinês para 25%
O cerco estava se fechando. E o governo, enfim, decidiu sobretaxar a importação de 11 produtos de aço com [...]
-
24 - Abril - 2024
Focus: projeção da Selic dispara e vai a 9,50% neste ano
Os cerca de 150 analistas do mercado consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) alteraram a previsão dos principai [...]
-
23 - Abril - 2024
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
A Receita Federal abriu nesta terça-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Re [...]
-
23 - Abril - 2024
Focus: mercado aumenta projeção para inflação, PIB, câmbio e Selic
Economistas do mercado financeiro voltaram a prever uma alta para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo [...]
-
23 - Abril - 2024
Oito em cada dez consumidores que atrasaram contas em março são reincidentes, mostra estudo
Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil (Serviço de Proteç&ati [...]
-
23 - Abril - 2024
O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira
O Nubank (ROXO34) e a Mastercard divulgaram hoje resultados de um estudo que mede o impacto da inclusão financeira em pe [...]
-
23 - Abril - 2024
Dólar abaixo de R$ 5 ficou para trás, diz economista
Que o ambiente internacional foi o gatilho para o avanço cambial, isso é um fato. Mas a piora do cenário d [...]
-
22 - Abril - 2024
Governo lança Programa Acredita, que estimula crédito para MEIs
O governo lançou nesta segunda-feira (22) o Programa Acredita, em evento no Palácio do Planalto. O projeto &eacut [...]