Origem e Aplicação de Recursos | Análise das fontes de recursos que financiaram as atividades da empresa
O Balanço Patrimonial pode ser analisado sob uma ótica estritamente financeira, evidenciando por meio do passivo, as fontes de recursos financeiros que financiaram as atividades da empresa, se próprio ou de terceiros; e por meio do ativo, como esses recursos foram aplicados dentro da empresa, se em bancos, estoques, bens, etc.
Origens dos recursos
· Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial.
· Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.
· Análise do passivo – No Balanço Patrimonial, os recursos de terceiros são representados pelo Passivo Exigível e os recursos próprios pelo Patrimônio Líquido. A soma dos recursos de terceiros com os próprios forma o capital total a disposição da empresa, representado pela equação:
Passivo total = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido
A análise do passivo nos permite identificar quais são as fontes ou as origens de recursos que financiam as operações da empresa. Um passivo exigível de valor elevado em comparação com o patrimônio líquido indica que os ativos foram financiados por terceiros com elevado nível de endividamento. De outra forma, um patrimônio líquido elevado em comparação com o passivo exigível indica que os ativos foram financiados por capital próprio, transmitindo maior segurança para credores e investidores.
Aplicações de recursos
O Ativo representa as aplicações dos recursos obtidos pela empresa.
· Análise do ativo - A análise do ativo torna possível saber de que maneira os recursos obtidos estão sendo aplicados ou utilizados dentro da empresa. Os recursos podem estar sendo aplicados em: estoques de mercadorias, bens, aplicações financeiras, contas a receber etc.
Situação Patrimonial
O Passivo representa 'de onde veio' o dinheiro, se próprio ou de terceiro. E, o Ativo 'para onde foi aplicado' o dinheiro, se em bancos, estoques, bens etc.
A análise da situação patrimonial indica se a empresa tem estabilidade absoluta, relativa, nula ou equívoca, insolvência relativa ou absoluta.
Na estabilidade absoluta inexistem obrigações e o ativo total está coberto por recursos próprios. Na relativa existem obrigações e patrimônio líquido, todas as dívidas tem cobertura de ativos. Na nula ou equívoca só existem obrigações, inexiste patrimônio líquido, e os ativos estão exatamente iguais às dívidas.
Na insolvência relativa, o valor das obrigações é maior que o do ativo, criando-se a figura do patrimônio líquido negativo (ou passivo a descoberto). Na insolvência absoluta, inexistem ativos, só existem passivos. É um caso raríssimo chegar a esta situação, onde só existem dívidas e seus credores estão sem possibilidade nenhuma de receber seus créditos.
Últimas
Notícias
-
27 - Maio - 2025
Habitação sobe 0,67% em maio no IPCA-15, impacto de 0,10 p.p., afirma IBGE
Os gastos das famílias brasileiras com Habitação passaram de uma elevação de 0,09% em abril [...]
-
27 - Maio - 2025
Prévia da inflação oficial recua para 0,36% em maio, diz IBGE
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação [...]
-
27 - Maio - 2025
BC lança novo sistema para bloquear criação de contas fraudulentas
O Banco Central (BC) divulgou, nesta segunda-feira (26/5), as normas de um novo serviço para o cidadão, que tem c [...]
-
27 - Maio - 2025
Pé-de-Meia: MEC inicia pagamento da 3ª parcela de 2025
O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta segunda-feira (26/5), o pagamento da terceira parcela de 202 [...]
-
26 - Maio - 2025
IOF mais alto: saiba o que mudou no crédito, câmbio e seguros
O governo federal anunciou um pacote de alterações no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), co [...]
-
26 - Maio - 2025
Receita divulga novo prazo para pagamentos de tributos federais e do Simples Nacional
A Receita Federal do Brasil prorrogou para o dia 28 de maio de 2025 os prazos para pagamento de tributos federais recolhidos po [...]
-
26 - Maio - 2025
Começa nesta segunda reembolso de descontos indevidos do INSS
A partir desta segunda-feira (26), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descont [...]
-
26 - Maio - 2025
Boletim Focus: mercado estima crescimento maior para PIB em 2025
Economistas do mercado financeiro elevaram suas projeções para o crescimento da economia brasileira neste ano. Se [...]
-
23 - Maio - 2025
Cartão de crédito e conta internacional vão pagar mais IOF, entenda
O governo anunciou nesta quinta-feira que vai aumentar a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras ( [...]
-
23 - Maio - 2025
Galípolo foi pego de surpresa por mudanças no IOF e é contrário ao aumento
As mudanças realizadas pelo governo nas alíquotas de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) n&at [...]