Aposentadoria | É tempo de planejar a melhor idade
Pensar na aposentadoria só na hora de se aposentar costuma ser fatal para os planos da melhor idade.
Os brasileiros estão vivendo mais tempo. Enfim, uma notícia boa. Mas como toda notícia que trata de comportamento, precisa ser lida com critério. Dentro das regras atuais de previdência social, os brasileiros viverão mais tempo aposentados. Para que não percam em qualidade de vida quando dobram o Cabo da Boa Esperança, precisam pensar em poupança. Notícia ruim. Os brasileiros estão poupando muito pouco.
Para que esta segunda notícia não seja o calcanhar de Aquiles do planejamento familiar, há uma terceira notícia, que equilibra as duas anteriores: ainda é possível reverter esse cenário se você não ultrapassou os 55 anos e estiver disposto a planejar seu futuro. Um aspecto que preocupa é que muitos ainda não pararam para refletir e agir sobre a necessidade de acumular reservas financeiras suficientes para viver com dignidade a melhor idade.
A grande maioria conta com a previdência oficial para ter algum tipo de renda. Nesse horizonte, quanto antes começar a poupar algum dinheiro extra, mais rapidamente conseguirá formar patrimônio suficiente para manter um padrão de vida até o final de sua existência.
Apesar da obviedade de tudo que segue acima, discutir aposentadoria exige certa mudança de cultura. Os jovens, de espírito, que seja, normalmente acham que sempre é cedo para esse tipo de preocupação. No entanto, pensar na aposentadoria só na hora de se aposentar costuma ser fatal, principalmente se seu recolhimento ao INSS foi somente com base em um salário mínimo.
O fato é que a aposentadoria é um assunto que deve ser discutido desde a juventude, momento em que é possível iniciar, com planejamento e pouco dinheiro, a formação de um patrimônio que seja suficiente para garantir um futuro feliz e sem preocupações.
Os planos de previdência privada são uma opção muito boa e têm ganhado cada dia mais adeptos. São alternativas inteligentes, mas não as únicas. Tudo depende de seu envolvimento e disposição em encontrar boas oportunidades.
Para garantir pelo menos 70% do seu salário atual na aposentadoria é preciso:
1. Poupar, por mês, 10% de sua renda, se começar a investir aos 30 anos;
2. Poupar, por mês, 20% de sua renda, se começar a investir aos 40 anos;
3. Poupar, por mês, 50% de sua renda, se começar a investir aos 50 anos;
4. Poupar, por mês, 85% de sua renda, se começar a investir aos 55 anos.
Últimas
Notícias
-
1 - Junho - 2026
Ibovespa tem pior mês desde 2023
Segundo especialistas, o prolongamento da guerra no Irã é um dos principais motivos para a queda da bolsa brasileira nas últimas semanas. Além do conflito no Oriente Médio, disputa eleitoral no Brasil tende a provocar mais volatidade
-
29 - Maio - 2026
Empresas de Courier têm oportunidade de incluir seus canais de atendimento e guias no Portal Compras Internacionais
Iniciativa abre espaço no website oficial para que transportadoras habilitadas no Programa Remessa Conforme divulguem suas orientações e marcas ao público.
-
29 - Maio - 2026
Consumo das famílias impulsiona PIB brasileiro apesar dos juros altos
Gastos dos consumidores avançam 1,0% no primeiro trimestre e ajudam a sustentar crescimento da economia, enquanto investimentos voltam a subir após queda no fim do ano passado
-
29 - Maio - 2026
Brasil criou 85,9 mil empregos formais em abril, aponta Caged
Serviços lideram geração de vagas no mês, enquanto 24 estados registram saldo positivo; dados reforçam avanço do emprego com carteira assinada no país
-
29 - Maio - 2026
7 milhões ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina na sexta
Receita espera receber cerca de 44 milhões de declarações
-
28 - Maio - 2026
Entenda PEC que acaba com escala 6x1: mais tempo livre e mesmo salário
Aprovada na Câmara, proposta segue para análise do Senado
-
28 - Maio - 2026
Desemprego sobe a 5,8% no trimestre encerrado em abril, aponta IBGE
Apesar da alta, taxa segue no menor nível para o período na série histórica, com renda em patamar recorde e queda da informalidade
-
28 - Maio - 2026
Dívida pública chega a R$ 8,79 tri em abril, com aumento de 1,91% no mês
Resultado divulgado pelo Tesouro também mostra um crescimento no prazo médio da Dívida Pública Federal (DPF)
-
28 - Maio - 2026
Alimentos e energia pressionam inflação
Índice de 0,62% em maio, acima das expectativas do mercado, mantém acumulado do ano fora da meta do Banco Central
-
27 - Maio - 2026
IPCA-15: prévia da inflação desacelera e encerra maio em 0,62%
Índice vem acima das expectativas do mercado, pressionado principalmente por alimentos e energia elétrica, e segue, em 12 meses, acima da meta estabelecida pelo Banco Central


