Monitore o ambiente externo
Monitore o ambiente externo
É nele que se encontram possibilidades para mudar o rumo dos negócios.
“Se você não pode com os inimigos, junte-se a eles”. O provérbio, muito conhecido do povo brasileiro, é uma máxima empresarial. Claro que não pode ser levado exatamente ao “pé-da-letra”, mas deve ser analisado com o propósito de que, ao conhecer o seu adversário, será possível mudar o rumo dos seus negócios. Por isso, é importante monitorar o ambiente externo, pois é nele que se encontram as oportunidades e ameaças empresariais.
Assim como existem algumas coisas na vida que não podemos controlar - como clima, preço dos combustíveis, dólar, inflação etc. - também ocorre o mesmo com os concorrentes. É impossível, ainda, prever como e onde estes fatores estarão nos próximos anos ou no próximo mês. Não podemos antever o aparecimento de um concorrente em nosso segmento de mercado ou em nossa área de atuação.
Os fatores que compõem o ambiente externo são considerados importantes para a elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, seja indústria, comércio ou qualquer outro tipo de atividade. A característica comum entre estes fatores é a falta de domínio que o empresário pode exercer sobre eles. Caso seja favorável ao negócio, é possível usufruí-los em benefício da empresa. Porém, se indicarem circunstâncias desfavoráveis, de nada irá ajudar.
Importância externa
Se não podemos exercer influência sobre os fatores externos, por que são importantes no planejamento estratégico da empresa? Porque cada fator externo tem influência diferente para cada empresa ou negócio. A sugestão é que cada organização possua uma relação dos fatores, em ordem de importância, facilitando a observação das mudanças. Caso esta relação seja feita em conjunto entre as lideranças da empresa, melhor ainda: é uma boa oportunidade para ajustar os ponteiros, unindo o pensamento de todos.
Inflação, preço dos combustíveis, concorrentes velhos e novos, desemprego, reciclagem, leis e regulamentos, costumes e crenças, entre outros, são fatores que podem influenciar no presente ou no futuro de forma distinta e para diferentes tipos de empresas. Portanto, ao analisar todos os fatores listados, atribua a cada um deles uma nota, conforme o grau de importância no seu negócio.
Painel de negócio
Com os fatores externos listados por ordem de importância, sendo impossível agir sobre suas causas, o próximo passo é a descoberta (decisão) se cada fator pode constituir uma oportunidade ou ameaça aos negócios. Dessa forma, um negócio saudável deve conter um bom número de oportunidades, com menor número de ameaças para seguir uma direção e alcançar um objetivo determinado. Com o painel, entre os fatores externos importantes a serem acompanhados, aproveite para, em alguns minutos, analisar as notícias e captar as tendências mais importantes.
Últimas
Notícias
-
19 - Janeiro - 2026
Aposentado que trabalha pode ganhar aumento no benefício
Projeto de lei propõe o recálculo da aposentadoria para quem seguiu na ativa; entenda como novas contribuições podem elevar o valor mensal do seu INSS
-
19 - Janeiro - 2026
Rombo fiscal seguirá no radar, pelo menos, até 2030
Governo continuará pagando caro para financiar os buracos criados por despesas que crescem em ritmo mais acelerado do que a receita
-
19 - Janeiro - 2026
IGP-10 acelera no início do ano e registra alta acima do esperado em janeiro
Alta do IGP-10 em janeiro reflete pressão nos preços ao produtor, consumidor e construção
-
19 - Janeiro - 2026
Aposentadoria fica mais distante para o trabalhador em 2026
Avanço das regras de transição da reforma de 2019 eleva a idade mínima e a pontuação, exigindo planejamento antecipado e podendo reduzir o valor do benefício de quem está perto de pendurar as chuteiras
-
16 - Janeiro - 2026
Safra de grãos cresce 18,2% em 2025 e bate recorde da série histórica
Levantamento do IBGE aponta colheita recorde de 346,1 milhões de toneladas e projeta queda de 1,8% para 2026
-
16 - Janeiro - 2026
Dólar sobe e Ibovespa cai, após prévia do PIB e de olho em novos discursos do Fed
Na véspera, moeda americana fechou em queda de 0,62%, cotada a R$ 5,3680. A bolsa, por sua vez, subiu 0,26% e bateu uma nova máxima histórica de fechamento, aos 165.568 pontos.
-
16 - Janeiro - 2026
Vendas no varejo cresceram 1,5% até novembro de 2025
Acumulado nos 12 meses anteriores o crecimento foi 1,5%, diz IBGE
-
16 - Janeiro - 2026
Volume maior de estrangeiros deve impulsionar turismo na alta temporada, diz CNC
A entidade projeta um recorde no volume de negócios para o período entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026
-
15 - Janeiro - 2026
Selic pode cair a 12,25% em 2026 e aquecer setor imobiliário
Perspectiva de corte na taxa de juros pode baratear o crédito e facilitar a aprovação de financiamentos, especialmente fora dos programas de habitação
-
15 - Janeiro - 2026
Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade
Itens constavam da segunda lei de regulamentação da reforma tributária


