Avalie os pontos fortes e fracos de sua empresa
Avalie os pontos fortes e fracos de sua empresa
“Conhece-te a ti mesmo”.
A famosa frase do filósofo Sócrates, escrita há mais de vinte séculos, continua atual e difícil de ser seguida, até os dias de hoje. É mais fácil identificar os pontos fracos das outras pessoas, e criticá-las, do que conhecer e trabalhar os nossos próprios defeitos. O mesmo acontece com as organizações. Em geral, mantemos o hábito de apontar as falhas das outras empresas, ao invés de aprimorar o conhecimento sobre o próprio negócio.
A evolução e o sucesso nos negócios requerem uma mudança de hábito, principalmente, quando o assunto é estratégia. É preciso transformar esse hábito e focar o ambiente interno da empresa, desenvolvendo um sistema de avaliação das diversas características deste ambiente. A importância da avaliação interna é comparada à de conhecer primeiro o solo para, depois, construir um edifício. Ou seja, para construir boas estratégias de prosperidade da organização é essencial conhecer os pontos fortes e fracos.
A estratégia será desenvolvida sobre os pontos fortes internos - aqueles em que somos melhores em relação aos concorrentes. Quanto aos pontos fracos, eles poderão ser encarados como oportunidades de melhoria para que planos possam ser feitos e, convenientemente, aplicados para transformá-los em pontos fortes, ou mesmo mantê-los sob controle. Após reconhecer a importância das características positivas e negativas da corporação, como pode ser feito este levantamento?
Passo a passo
Um bom início é criar uma lista do maior número possível de pontos a serem avaliados, de preferência subdividindo-os nos processos: comercial (marketing), finanças, produção e qualidade, administração, contabilidade, pessoas (RH), segurança etc. Exemplos de pontos a avaliar na área comercial: cadastro de clientes, atendimento, pós-venda, promoções etc. Na área financeira, por exemplo, são: fluxo de caixa, composição de custos, tomada de crédito, inadimplência, entre outros.
Em seguida, atribui-se uma nota, por exemplo, de 1 a 5 para cada ponto (forte ou fraco) avaliado. O ponto avaliado com nota 5, ou próxima a ela, é considerado ponto forte. Já o de menor nota como "oportunidade de melhoria". Por isso, o bom senso nessa classificação é fundamental. Cuidado com os enganos, atribuindo a maior ou a menor nota para todos os pontos!
A avaliação será mais representativa quando feita por mais de uma das pessoas-chave da organização, estabelecendo um debate para ajuste e consenso das notas. Por esse ou outro método, avaliando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria para a SUA empresa, você a estará conhecendo em profundidade e construindo a base para se estabelecer e revisar os planos e estratégias futuras.
Últimas
Notícias
-
19 - Janeiro - 2026
Aposentado que trabalha pode ganhar aumento no benefício
Projeto de lei propõe o recálculo da aposentadoria para quem seguiu na ativa; entenda como novas contribuições podem elevar o valor mensal do seu INSS
-
19 - Janeiro - 2026
Rombo fiscal seguirá no radar, pelo menos, até 2030
Governo continuará pagando caro para financiar os buracos criados por despesas que crescem em ritmo mais acelerado do que a receita
-
19 - Janeiro - 2026
IGP-10 acelera no início do ano e registra alta acima do esperado em janeiro
Alta do IGP-10 em janeiro reflete pressão nos preços ao produtor, consumidor e construção
-
19 - Janeiro - 2026
Aposentadoria fica mais distante para o trabalhador em 2026
Avanço das regras de transição da reforma de 2019 eleva a idade mínima e a pontuação, exigindo planejamento antecipado e podendo reduzir o valor do benefício de quem está perto de pendurar as chuteiras
-
16 - Janeiro - 2026
Safra de grãos cresce 18,2% em 2025 e bate recorde da série histórica
Levantamento do IBGE aponta colheita recorde de 346,1 milhões de toneladas e projeta queda de 1,8% para 2026
-
16 - Janeiro - 2026
Dólar sobe e Ibovespa cai, após prévia do PIB e de olho em novos discursos do Fed
Na véspera, moeda americana fechou em queda de 0,62%, cotada a R$ 5,3680. A bolsa, por sua vez, subiu 0,26% e bateu uma nova máxima histórica de fechamento, aos 165.568 pontos.
-
16 - Janeiro - 2026
Vendas no varejo cresceram 1,5% até novembro de 2025
Acumulado nos 12 meses anteriores o crecimento foi 1,5%, diz IBGE
-
16 - Janeiro - 2026
Volume maior de estrangeiros deve impulsionar turismo na alta temporada, diz CNC
A entidade projeta um recorde no volume de negócios para o período entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026
-
15 - Janeiro - 2026
Selic pode cair a 12,25% em 2026 e aquecer setor imobiliário
Perspectiva de corte na taxa de juros pode baratear o crédito e facilitar a aprovação de financiamentos, especialmente fora dos programas de habitação
-
15 - Janeiro - 2026
Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade
Itens constavam da segunda lei de regulamentação da reforma tributária


