Afinal, o que é estratégia?
Afinal, o que é estratégia?
A busca de novas ideias poderá gerar bons resultados
Todos nós já ouvimos falar da Muralha da China ou Grande Muralha. Trata-se de uma obra de arquitetura militar com mais de 5.000 quilômetros de extensão, construída pelos chineses no século VII antes de Cristo, para conter a invasão dos povos nômades do norte. É um exemplo de estratégia de defesa utilizada por vários reinados chineses. Hoje, ela é considerada uma das Maravilhas do Mundo Moderno.
Encontramos nesse exemplo os ingredientes básicos para compreender o que realmente é estratégia: uma idéia que se converteu em muitas decisões, que foram transformadas em ações, e que de modo consistente durante muito tempo envolveu milhões de trabalhadores e materiais para produzir o efeito desejado de proteção contra um inimigo da época.
Esses mesmos ingredientes podem estar presentes em estratégias de pessoas ou de empresas. Entre as organizações brasileiras, um bom exemplo de sucesso é o caso da empresa Gol, construída com a estratégia do “transporte aéreo com qualidade e preço baixo”, gerando inúmeras decisões e ações consistentes para atingir o efeito desejado. Uma criação foi a venda de passagens pela Internet, que eliminou custos com funcionários e filiais.
Assim como as grandes, as pequenas e microempresas não só podem como devem também ter as suas próprias estratégias. É desta busca de estratégia adequada que pode vir o oxigênio das boas ideias para enfrentar os concorrentes, aumentando as probabilidades de sucesso.
No livro “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Reneé Mauborgne, é possível pensar em oportunidades alternativas de mercado, nas quais a sua competência e da empresa sejam úteis, partindo para um diferencial que você tenha e que seja único para um determinado grupo de clientes. Dessa forma, é possível nadar sozinho (ou quase) em um oceano azul, e não em um oceano vermelho repleto de concorrentes (tubarões?).
Para desenvolver o seu oceano azul, comece por fazer um conjunto de perguntas a você, a seus sócios, clientes e ao mercado:
· existem necessidades não satisfeitas? Quais são?
· que produtos ou serviços poderei oferecer aos clientes atuais e novos?
· como posso me diferenciar no mercado?
· quais os problemas que meus clientes têm e que nenhuma outra empresa está oferecendo solução?
· como somos percebidos pelos clientes e pelo mercado?
· quais as tendências do mercado? Como posso me adaptar a elas?
Não existem fórmulas mágicas para a descoberta da melhor estratégia. O foco nos objetivos a serem alcançados e as muitas tentativas ajudarão você a aproximar-se dos resultados desejados ou, talvez, muito mais próximo deles.
Últimas
Notícias
-
2 - Julho - 2025
Brasileiros pagaram R$ 2 tri de impostos em 2025, alta interanual de 11,1%, diz ACSP
O aumento se deve ao aquecimento da atividade econômica e medidas aprovadas pelo governo em 2024
-
2 - Julho - 2025
Novas regras para feriados em comércio e serviços começam a valer
Nova portaria do Ministério do Trabalho revoga autorização automática e exige convenção com sindicatos para atividades nos feriados
-
2 - Julho - 2025
Governo vai alterar declaração de investimentos no IR; veja as medidas previstas
Alterações na tributação de investimentos no Brasil incluem mudança na alíquota e declaração obrigatória de rendimentos.
-
2 - Julho - 2025
Dólar sobe para R$ 5,46 com IOF e realização de lucros
Bolsa valoriza 0,5% e alcança terceiro maior nível da história
-
1 - Julho - 2025
Nova fábrica da BYD em Camaçari deve gerar 20 mil empregos na Bahia
A instalação da fábrica da montadora BYD, em Camaçari, deve transformar o cenário da geração de empregos na Bahia. Segundo o secretário...
-
1 - Julho - 2025
Economia do Brasil cresce, mas inflação força aumento dos juros, diz BIS
Brasil se destaca como exceção na América Latina, mantendo crescimento econômico enquanto a região desacelera.
-
1 - Julho - 2025
Redução no preço da gasolina definida pela Petrobras não chega aos postos em junho
Em junho, o preço médio da gasolina no Brasil registrou uma queda de 0,78% em comparação com maio - ante a redução de 5,6% nas refinarias da estatal - com o preço médio permanecendo em R$ 6,38, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL)
-
1 - Julho - 2025
Plano Safra da agricultura familiar terá R$ 89 bilhões em linhas de crédito
Segundo o governo federal, o foco dos investimentos será em produção sustentável. Uma das principais medidas é a manutenção de taxas de juros reais negativas para a produção de alimentos da cesta básica
-
30 - Junho - 2025
Receita Federal cancela Termos de Exclusão do Simples Nacional
A Receita Federal do Brasil informa que foram cancelados os Termos de Exclusão do Simples Nacional emitidos e enviados entre os dias 24 e 27 de junho de 2025.
-
30 - Junho - 2025
Inflação do aluguel cai, mas contratos que vencem em julho terão alta de 4,39%
Indicador utilizado na correção da maioria das locações no Brasil variou -1,67% em junho e acumulou queda de 0,94% no ano