Afinal, o que é estratégia?
Afinal, o que é estratégia?
A busca de novas ideias poderá gerar bons resultados
Todos nós já ouvimos falar da Muralha da China ou Grande Muralha. Trata-se de uma obra de arquitetura militar com mais de 5.000 quilômetros de extensão, construída pelos chineses no século VII antes de Cristo, para conter a invasão dos povos nômades do norte. É um exemplo de estratégia de defesa utilizada por vários reinados chineses. Hoje, ela é considerada uma das Maravilhas do Mundo Moderno.
Encontramos nesse exemplo os ingredientes básicos para compreender o que realmente é estratégia: uma idéia que se converteu em muitas decisões, que foram transformadas em ações, e que de modo consistente durante muito tempo envolveu milhões de trabalhadores e materiais para produzir o efeito desejado de proteção contra um inimigo da época.
Esses mesmos ingredientes podem estar presentes em estratégias de pessoas ou de empresas. Entre as organizações brasileiras, um bom exemplo de sucesso é o caso da empresa Gol, construída com a estratégia do “transporte aéreo com qualidade e preço baixo”, gerando inúmeras decisões e ações consistentes para atingir o efeito desejado. Uma criação foi a venda de passagens pela Internet, que eliminou custos com funcionários e filiais.
Assim como as grandes, as pequenas e microempresas não só podem como devem também ter as suas próprias estratégias. É desta busca de estratégia adequada que pode vir o oxigênio das boas ideias para enfrentar os concorrentes, aumentando as probabilidades de sucesso.
No livro “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Reneé Mauborgne, é possível pensar em oportunidades alternativas de mercado, nas quais a sua competência e da empresa sejam úteis, partindo para um diferencial que você tenha e que seja único para um determinado grupo de clientes. Dessa forma, é possível nadar sozinho (ou quase) em um oceano azul, e não em um oceano vermelho repleto de concorrentes (tubarões?).
Para desenvolver o seu oceano azul, comece por fazer um conjunto de perguntas a você, a seus sócios, clientes e ao mercado:
· existem necessidades não satisfeitas? Quais são?
· que produtos ou serviços poderei oferecer aos clientes atuais e novos?
· como posso me diferenciar no mercado?
· quais os problemas que meus clientes têm e que nenhuma outra empresa está oferecendo solução?
· como somos percebidos pelos clientes e pelo mercado?
· quais as tendências do mercado? Como posso me adaptar a elas?
Não existem fórmulas mágicas para a descoberta da melhor estratégia. O foco nos objetivos a serem alcançados e as muitas tentativas ajudarão você a aproximar-se dos resultados desejados ou, talvez, muito mais próximo deles.
Últimas
Notícias
-
17 - Outubro - 2025
Rentabilidade média da previdência fechada atinge 6,48% no 1º semestre de 2025
Ativos no setor ultrapassam R$ 1,33 trilhão, o que equivale a cerca de 11% do PIB nacional
-
17 - Outubro - 2025
Correios negociam empréstimo de R$ 20 bilhões para equilibrar contas
Reestruturação prevê PDV, corte de despesas e lançamento de produtos
-
17 - Outubro - 2025
Pecuaristas respiram aliviados: preço do boi gordo volta a reagir no Brasil
Após meses de pressão, valorização da arroba anima produtores e aquece negociações.
-
17 - Outubro - 2025
Previsão de deficit primário recua para R$ 67 bi e estimativa de arrecadação sobe
Relatório feito pela equipe econômica também mostra uma perspectiva de crescimento das despesas e da arrecadação para 2025
-
16 - Outubro - 2025
Comércio varia 0,2% em agosto, interrompendo sequência de quatro meses negativos
Resultados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira
-
16 - Outubro - 2025
Quem tem direito ao lote extra do abono salarial PIS/Pasep? Veja se você está na lista
Governo libera R$ 1,5 bilhões em abono salarial PIS/Pasep para 1,64 milhão de trabalhadores.
-
16 - Outubro - 2025
Endividamento atinge 72,7% dos lares paulistanos em setembro, maior nível desde junho de 2023
São quase 3 milhões de famílias com algum tipo de dívida; mais da metade está com débitos vencidos há mais de 90 dias
-
16 - Outubro - 2025
INSS suspende programa para reduzir a fila de aposentadoria e pensão por falta de orçamento
Meta anunciada em setembro era que pedidos fossem analisados em até 45 dias após fila atingir 2,6 milhões de requerimentos em agosto
-
15 - Outubro - 2025
Produção de motos sobe 17,4% e tem melhor resultado para setembro em 14 anos, diz Abraciclo
Desde o início do ano, já foram produzidas 1,5 milhão de motos
-
15 - Outubro - 2025
FMI refaz projeções e calcula que o PIB vai crescer 2,4% este ano
Para 2026, o Fundo Monetário Internacional reduziu a previsão, que saiu da estimativa de 2,1% publicada em julho para 1,9%