Conheça três modalidades de estratégias comerciais
Conheça três modalidades de estratégias comerciais
Defina a que mais se ajusta ao perfil da sua empresa.
Todo negócio que possui como objetivo o lucro deve ter a sua estratégia definida para atingir as metas planejadas. Quem busca essa definição devem conhecer quais são os tipos possíveis de estratégia, principalmente para a micro e pequena empresa. Embora sejam muitos os tipos de estratégias comerciais, cuja adoção determina o comportamento de toda empresa, Michel Porter condensou em três tipos básicos de estratégias: liderança em custos, diferenciação e foco.
· Liderança em custos
A empresa que adota esta estratégia trabalha para conseguir os menores custos de materiais e de mão-de-obra, praticando preços reduzidos, além de obter uma grande participação de mercado, que resulte no lucro pelo alto volume de vendas. No caso da adoção desse modelo, o risco é o surgimento de empresas com custos ainda menores. Outra dificuldade dessa estratégia, principalmente para o pequeno negócio, é de que mesmo ofertando preços reduzidos pode-se não conseguir o volume esperado nas vendas. São muitas as empresas de varejo, geralmente com alto poder de publicidade, que adotam tal estratégia, “brigando” na mídia pelo menor preço. Em resumo: deve-se tomar muito cuidado ao se pensar na sua adoção, pois, sendo usada por impulso, pode comprometer a própria sobrevivência do negócio.
· Estratégia da diferenciação
Neste modelo, a empresa concentra-se em oferecer benefícios importantes aos seus clientes, valorizados por grande parte do mercado e diferentes dos demais concorrentes. Esses benefícios podem ser: atendimento diferenciado, pós-venda especial, assistência técnica, rapidez nas entregas, entre outras ações inovadoras. Um exemplo interessante é o da Kopenhagem que, com uma embalagem sofisticada, transformou o chocolate em uma opção de presente. As empresas que adotam essa estratégia devem cultivar sempre a busca pela inovação, pela diferenciação, sabedoras de que podem rapidamente ser copiadas pelos concorrentes, tornando-se iguais novamente.
· Estratégia do foco
Neste caso, a empresa concentra o seu negócio em um segmento estreito do mercado por conhecer profundamente suas necessidades, criando identificação e fortalecimento com os clientes, resultando em fidelidade, ou seja, vendas constantes. É o caso das lojas de vestuário “tamanho grande”, dos produtos religiosos ou dos produtos direcionados a uma faixa etária específica.
Portanto, seja qual for o seu negócio, é importante pensar na adoção de uma estratégia que represente o que a empresa faz de melhor para obter os lucros sempre tão almejados.
Últimas
Notícias
-
17 - Outubro - 2025
Rentabilidade média da previdência fechada atinge 6,48% no 1º semestre de 2025
Ativos no setor ultrapassam R$ 1,33 trilhão, o que equivale a cerca de 11% do PIB nacional
-
17 - Outubro - 2025
Correios negociam empréstimo de R$ 20 bilhões para equilibrar contas
Reestruturação prevê PDV, corte de despesas e lançamento de produtos
-
17 - Outubro - 2025
Pecuaristas respiram aliviados: preço do boi gordo volta a reagir no Brasil
Após meses de pressão, valorização da arroba anima produtores e aquece negociações.
-
17 - Outubro - 2025
Previsão de deficit primário recua para R$ 67 bi e estimativa de arrecadação sobe
Relatório feito pela equipe econômica também mostra uma perspectiva de crescimento das despesas e da arrecadação para 2025
-
16 - Outubro - 2025
Comércio varia 0,2% em agosto, interrompendo sequência de quatro meses negativos
Resultados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira
-
16 - Outubro - 2025
Quem tem direito ao lote extra do abono salarial PIS/Pasep? Veja se você está na lista
Governo libera R$ 1,5 bilhões em abono salarial PIS/Pasep para 1,64 milhão de trabalhadores.
-
16 - Outubro - 2025
Endividamento atinge 72,7% dos lares paulistanos em setembro, maior nível desde junho de 2023
São quase 3 milhões de famílias com algum tipo de dívida; mais da metade está com débitos vencidos há mais de 90 dias
-
16 - Outubro - 2025
INSS suspende programa para reduzir a fila de aposentadoria e pensão por falta de orçamento
Meta anunciada em setembro era que pedidos fossem analisados em até 45 dias após fila atingir 2,6 milhões de requerimentos em agosto
-
15 - Outubro - 2025
Produção de motos sobe 17,4% e tem melhor resultado para setembro em 14 anos, diz Abraciclo
Desde o início do ano, já foram produzidas 1,5 milhão de motos
-
15 - Outubro - 2025
FMI refaz projeções e calcula que o PIB vai crescer 2,4% este ano
Para 2026, o Fundo Monetário Internacional reduziu a previsão, que saiu da estimativa de 2,1% publicada em julho para 1,9%