Criando centros de serviços compartilhados
Criando centros de serviços compartilhados
Desafios para manter a competitividade, reduzindo custos e otimizando processos
A redução de custos e a otimização de processos operacionais para manter as empresas competitivas fazem parte da estratégia de todas as organizações, principalmente em tempos de incerteza na economia. O desafio está na redução dos custos, sem comprometer a qualidade das operações e das ofertas.
Portanto, otimizar os processos internos, terceirizar as atividades que não representam o foco principal e converter custos fixos em variáveis são alguns dos caminhos possíveis. Hoje, a competitividade é um fator decisivo, quando se trata do sucesso no ambiente empresarial.
Dentro da proposta de redução de custo e da oportunidade de melhorar a gestão das atividades de suporte, muitas empresas têm procurado soluções para uma nova forma de organizar seus processos, desenvolvendo Centros de Serviços Compartilhados, beneficiando-se de ganho de escala, eficiência e flexibilidade.
Este é um modelo de organização de processos operacionais, pelo qual uma área da empresa presta serviços, a partir de um mesmo ponto de atendimento, para várias unidades ou departamentos, otimizando recursos e integrando tecnologias, processos e pessoas.
Podem ser centralizados os departamentos como jurídico, tecnologia da informação, software e hardware, compras, qualidade, financeiro, contabilidade, fiscal, folha de pagamento, recursos humanos, comunicação e marketing, atendimento de clientes, recebimento de pedidos, suporte administrativo, pesquisas etc.
A proposta é que esta centralização estenda-se a todas as áreas comuns da empresa, consolidando funções similares dentro de seu negócio, com equipes especializadas em cada setor. Uma abordagem centralizada é mais eficiente do que manter as diferentes atividades em cada operação.
· Crescimento
A centralização de serviços compartilhados tem sido adotada, principalmente por empresas que têm tido crescimento rápido, padronizando seus procedimentos para manter o controle sobre suas operações. O capital humano é sempre um fator crítico para o sucesso na implantação desse sistema, necessitando sempre de comunicação eficaz, definição de processos sólidos e treinamento dos colaboradores envolvidos.
O Centro de Serviços Compartilhados é um modelo de gestão que não pode mais ser considerado “modismo de administração”, pois apóia diretamente o desenvolvimento dos negócios, na medida em que permite à organização investir mais tempo e recursos nas áreas prioritárias para a geração de receitas.
Últimas
Notícias
-
17 - Outubro - 2025
Rentabilidade média da previdência fechada atinge 6,48% no 1º semestre de 2025
Ativos no setor ultrapassam R$ 1,33 trilhão, o que equivale a cerca de 11% do PIB nacional
-
17 - Outubro - 2025
Correios negociam empréstimo de R$ 20 bilhões para equilibrar contas
Reestruturação prevê PDV, corte de despesas e lançamento de produtos
-
17 - Outubro - 2025
Pecuaristas respiram aliviados: preço do boi gordo volta a reagir no Brasil
Após meses de pressão, valorização da arroba anima produtores e aquece negociações.
-
17 - Outubro - 2025
Previsão de deficit primário recua para R$ 67 bi e estimativa de arrecadação sobe
Relatório feito pela equipe econômica também mostra uma perspectiva de crescimento das despesas e da arrecadação para 2025
-
16 - Outubro - 2025
Comércio varia 0,2% em agosto, interrompendo sequência de quatro meses negativos
Resultados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira
-
16 - Outubro - 2025
Quem tem direito ao lote extra do abono salarial PIS/Pasep? Veja se você está na lista
Governo libera R$ 1,5 bilhões em abono salarial PIS/Pasep para 1,64 milhão de trabalhadores.
-
16 - Outubro - 2025
Endividamento atinge 72,7% dos lares paulistanos em setembro, maior nível desde junho de 2023
São quase 3 milhões de famílias com algum tipo de dívida; mais da metade está com débitos vencidos há mais de 90 dias
-
16 - Outubro - 2025
INSS suspende programa para reduzir a fila de aposentadoria e pensão por falta de orçamento
Meta anunciada em setembro era que pedidos fossem analisados em até 45 dias após fila atingir 2,6 milhões de requerimentos em agosto
-
15 - Outubro - 2025
Produção de motos sobe 17,4% e tem melhor resultado para setembro em 14 anos, diz Abraciclo
Desde o início do ano, já foram produzidas 1,5 milhão de motos
-
15 - Outubro - 2025
FMI refaz projeções e calcula que o PIB vai crescer 2,4% este ano
Para 2026, o Fundo Monetário Internacional reduziu a previsão, que saiu da estimativa de 2,1% publicada em julho para 1,9%