Qualidade Total | Posicionamento estratégico da empresa no Mercado
O conceito de Gestão pela Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade das especificações de produtos e serviços. Posteriormente este conceito evoluiu para a satisfação do cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é medida apenas pelo grau de conformidade com as especificações técnicas. Incluem também fatores como pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade etc.
Na evolução deste conceito, surgiu a visão de que a Qualidade é fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Percebeu-se depois, que o planejamento estratégico da empresa, enfatizando a Qualidade, não é suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então estendido, representado pelo termo "Total" que é a busca da satisfação de todos os escalões da organização, incluindo fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
A Gestão pela Qualidade Total (Total Quality Management "TQM”) compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Dentro desse processo os colaboradores possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização.
A TQM trata de duas coisas importantes: as transações e os relacionamentos, que significam criar intencionalmente uma cultura organizacional para que todas as transações sejam perfeitamente preservadas e os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes sejam bem-sucedidos.
A conscientização pela busca da qualidade tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento indispensável, uma vez que aumenta a satisfação e a confiança dos clientes com os avanços na produção, bem como reduz custos interno. O processo contínuo possibilita acesso mais fácil a novos mercados, pois a empresa tem sua imagem fortalecida.
A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas pré-estabelecidas.
Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada à "qualidade total" deve ter a consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.
Princípios da Qualidade Total
1. Total satisfação dos clientes, incluindo fornecedores, distribuidores e parceiros de negócios
2. Desenvolvimento de recursos humanos
3. Constância de propósitos
4. Gerência participativa
5. Aperfeiçoamento contínuo
6. Garantia da qualidade
7. Delegação
8. Não aceitação de erros
9. Gerência de processos
10. Disseminação de informações
Últimas
Notícias
-
28 - Março - 2024
Consumo dos lares em fevereiro subiu 1,71% ante um ano antes, afirma Abras
O consumo dos lares brasileiros subiu 1,71% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2023, de ac [...]
-
28 - Março - 2024
Justiça Permite Isenção De Impostos Em Compras De Até 100 Dólares
Nas últimas semanas, a Justiça anunciou uma nova decisão. Agora, será possível obter isen&cc [...]
-
28 - Março - 2024
Caged de fevereiro esquenta debate do Copom sobre o mercado de trabalho
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmou números “extraordinários”, como havi [...]
-
28 - Março - 2024
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas [...]
-
27 - Março - 2024
Receita paga restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira (28) para quem caiu na malha fina em anos anteriores
A Receita Federal do Brasil (RFB) está programada para efetuar, nesta quinta-feira (28), o pagamento das restituiç [...]
-
27 - Março - 2024
Número de inadimplentes cai em fevereiro, mas ainda atinge 72 milhões de brasileiros
A inadimplência no Brasil voltou a cair em fevereiro, registrando uma variação de -0,04% em relaç&at [...]
-
27 - Março - 2024
IPCA-15 sobe 0,36% em março ante alta de 0,78% em fevereiro, afirma IBGE
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) subiu 0,36% em março, após ter avan& [...]
-
27 - Março - 2024
BYD bate recorde e vende 963 carros no Brasil em um único dia
A montadora chinesa de carros elétricos BYD bateu duas novas marcas no Brasil desde o último fim de semana. No s& [...]
-
26 - Março - 2024
Previsão do Focus para Selic ao fim de 2024 segue em 9,00% ao ano; 2025 continua em 8,50%
Após nova redução da taxa básica de juros na semana passada, o mercado manteve em 9,00% ao ano a me [...]
-
26 - Março - 2024
Caixa e Correios anunciam serviços compartilhados em todas as cidades até fim do ano
A Caixa Econômica Federal e os Correios anunciaram, nesta segunda-feira, 25, que o compartilhamento de suas estruturas, p [...]