Ações de Marketing I Ajudam empresas a superar obstáculos
Empreendedores buscam, cada vez mais, técnicas de marketing adaptáveis às características de seu mercado. E por razões muito simples: concorrência feroz, segmentação, mudanças no padrão de consumo, queda na margem de lucro, globalização, entre outras situações que tiram o sono dos empresários.
Neste mercado cada vez mais concorrido, a empresa que estabelecer meios de comunicação eficazes com seu público-alvo melhora sua exposição e imagem, amplia sua área de atuação e aumenta o faturamento. Mas para isso é fundamental conhecer com mais profundidade as possibilidades das ferramentas de marketing para não se iludir.
Seguem algumas sugestões de como o pequeno e médio empreendedor podem se diferenciar da concorrência adotando técnicas que denominamos marketing de guerrilha. Além de um rearranjo na estrutura de atendimento e de apresentação, o posicionamento pode chegar aos sites de relacionamentos sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.
Mas todo esse movimento exige critérios para não corromper a linha de conduta estabelecida por estas ferramentas. O que pode comprometer os resultados e até colocar em risco o foco do negócio.
Mercado
Manter-se atualizado com o mercado, monitorar a concorrência, acompanhar tendências e lançamento de novas tecnologias e produtos são regras básicas.
Marketing em casa
Monte um pequeno grupo de marketing com os funcionários. Faça reuniões para colher ideias e discutir lançamentos de produtos. Enfim, definir ações rápidas e que possam ser conduzidas internamente.
Imagem da Empresa
Procure perceber o que o seu logotipo, papel timbrado e envelope transmitem aos seus clientes. Muitas vezes mudanças como alteração no logotipo podem indicar que a sua empresa está se modernizando e crescendo.
Canal direto com os seus clientes
Utilize meios de baixo custo como telefone e correios para aumentar o contato com seu público. Amplie o relacionamento com os clientes mais rentáveis e os principais fornecedores.
Crie um informativo
O newsletter, online, deverá conter informações relevantes ao seu público-alvo, como tendências, inovações, dicas de uso de produtos e informações atualizadas sobre sua empresa. Boletins informativos e folders impressos, com conteúdos que contribuam para a formação de seus clientes, também são valiosos.
Forme associações e parcerias
Uma pequena e média empresa, dificilmente crescerá de forma isolada. Por isso é fundamental cooperar e competir, competir e cooperar. Faça parte de associações de classe.
Construa um site
Um bom site pode ser um grande gerador de negócios e muito mais do que um cartão de visitas eletrônico. Deve transmitir, de forma muito clara, quem é a empresa, o que ela faz e para quem.
Participe de feiras
Estar presente em feiras, na área de atuação da sua empresa, pode render novos negócios e oportunidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são uma boa alternativa. Veja se na sua região existe algum.
Ações sociais
Participe de ações que sejam benéficas à comunidade. Procure atrelar sua marca a ações positivas. Esse tipo de ação pode gerar notícias que divulgarão a empresa, contribuindo para a consolidação de sua imagem no mercado.
Inspiração
O próprio mercado pode dar a inspiração necessária para as ações. Ficar parado é uma escolha mortal, porque a tendência é a melhoria contínua dos produtos e processos.
Últimas
Notícias
-
4 - Julho - 2025
Postos não repassam queda no preço da gasolina e ainda aplicam aumentos, aponta AGU
AGU aponta indícios de que distribuidoras e postos não repassam ao consumidor as quedas nas refinarias e pede investigação
-
4 - Julho - 2025
INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos
Pagamento por descontos indevidos começam no dia 24 deste mês
-
4 - Julho - 2025
Dólar recua para R$ 5,40 e fecha no menor nível em mais de um ano
Valor de fechamento desta quinta-feira foi o menor desde 24 de junho do ano passado (R$ 5,3904)
-
4 - Julho - 2025
Bolsa bate recorde, e dólar cai para menor valor em mais de um ano
O índice Ibovespa, da B3, encerrou aos 140.928 pontos, com alta de 1,35%. O indicador sobe 2,97% na semana e 17,16% em 2025
-
3 - Julho - 2025
Venda de máquinas e equipamentos cresce 26% em maio, em relação a 2024
Exportações têm desempenho negativo de 5,9%, na mesma comparação
-
3 - Julho - 2025
Banco Central autoriza empresa alvo de ataque hacker a restabelecer operações do Pix
C&M Software poderá operar em horário restrito e com novos critérios de controle de fraudes
-
3 - Julho - 2025
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
Novo sistema promete melhorias na recuperação de valores em transferências erradas ou fraudulentas pelo Pix
-
3 - Julho - 2025
Produção industrial brasileira diminui em maio, mas acumula alta de 1,8% no ano, diz IBGE
Foram registradas quedas em três das quatro grandes categorias econômicas e em 13 dos 25 ramos industriais
-
2 - Julho - 2025
Brasileiros pagaram R$ 2 tri de impostos em 2025, alta interanual de 11,1%, diz ACSP
O aumento se deve ao aquecimento da atividade econômica e medidas aprovadas pelo governo em 2024
-
2 - Julho - 2025
Novas regras para feriados em comércio e serviços começam a valer
Nova portaria do Ministério do Trabalho revoga autorização automática e exige convenção com sindicatos para atividades nos feriados