CRM I Ferramenta para se aproximar do cliente
Customer Relationship Management (CRM) ou Gerenciamento do Relacionamento é a junção do marketing de relacionamento e da Tecnologia da Informação (TI) para desenvolver meios eficazes e produtivos de reconhecer, atender e cuidar de clientes.
Esse trabalho é feito a partir de análises das informações geradas pelo sistema. A necessidade de se obter estas informações em tempo real tem feito com que o CRM seja uma ferramenta importantíssima às empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de atendimento.
O CRM exige, portanto, que as equipes de todos os departamentos de uma mesma empresa sejam treinadas para fazer o uso adequado das informações, que deverão ser filtradas e analisadas periodicamente para compor a base de dados que orientarão as decisões.
O processo de gerar as informações precisa ser muito bem definido, para que reflitam de fato o nível de satisfação e principalmente os desejos e expectativas dos clientes em relação à empresa. A lógica é simples: quando um cliente é bem atendido, tende a ser fiel.
Todos os contatos dos clientes com a empresa – seja para fazer um novo pedido, agradecer, criticar ou apresentar sugestões – precisam ser devidamente anotados. O diálogo fica registrado no histórico para avaliações posteriores e ajustes. Para as empresas que se interessam em aplicar o CRM, é de grande importância saber quais as características deste modelo de aplicação de marketing de relacionamento:
· Buscar a integração do cliente no processo de planejamento dos produtos e serviços, para garantir a satisfação dos desejos e necessidades.
· Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuição e identificação de segmentos, ampliando a mobilidade e a conquista de novos consumidores.
· Desenvolvimento de plataformas de intercâmbio com a clientela para o aperfeiçoamento tecnológico.
· Monitoramento constante da concorrência, a fim de prever as mudanças do cenário mercadológico, e acompanhar os prováveis movimentos dos agentes relacionados.
· Desenvolvimento de um sistema de análise mercadológica, buscando sempre obter um retorno de informações para que se possam tomar as decisões em tempo hábil.
Não há dúvidas de que o CRM é uma boa ferramenta para a manutenção de clientes, desde que utilizado corretamente. Mas para isso as empresas precisam se modernizar e ampliar sua visão de atendimento.
Últimas
Notícias
-
14 - Outubro - 2025
Censo 2022: nível de ocupação é menor que o registrado em 2010
Mais de 11% dos jovens de 14 a 17 anos já exerciam algum trabalho
-
14 - Outubro - 2025
IBGE: DF tem as maiores renda e desigualdade do país
Diferença entre ricos e pobres diminui no país, mas 70% dos trabalhadores ganhavam até dois salários mínimos, conforme relatório preliminar do Censo Demográfico de 2022
-
13 - Outubro - 2025
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo
-
13 - Outubro - 2025
Mercado do Povo levará mercados modulares a pequenas cidades
Além de ajudar economia local, programa vai apoiar pequenos produtores
-
13 - Outubro - 2025
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários
-
13 - Outubro - 2025
Fraudes no INSS: PF deflagra nova fase de operação em oito estados
Operação sem Desconto cumpre 66 mandados de busca e apreensão
-
10 - Outubro - 2025
Venda de veículos automotores sobe 2,9% em setembro
Produção e exportações cresceram em relação ao mesmo mês de 2024
-
10 - Outubro - 2025
Preço da cesta básica cai em 22 capitais brasileiras em setembro
Destaque para a queda do tomate e do arroz e alta da carne
-
10 - Outubro - 2025
Poupança tem retirada líquida de R$ 15 bilhões em setembro
Rendimentos creditados nas contas somam R$ 6,4 bilhões, diz BC
-
10 - Outubro - 2025
Dólar fecha no maior nível em quase 1 mês com cautela fiscal após queda de MP
Depois atingir máxima de R$ 5,3796, o a moeda à vista encerrou a sessão desta quinta-feira, 9, em alta de 0,58%, a R$ 5,3750