Pensar criativo é “sair do quadrado”
Criatividade não é uma dádiva da natureza, mas sim, um conjunto de habilidades que pode ser cultivado.
Quanto maior o número de pessoas pensando criativamente em uma empresa, maior a chance de se colher idéias realmente inovadoras. As pessoas que estão na linha de frente dessa tendência são aquelas capazes de identificar as oportunidades de melhorias e desenvolver soluções eficazes.
A crença é que a criatividade está reservada a poucos, o que não é verdade. Porque não se trata de dádiva divina, mas de habilidades que podem ser cultivadas. Algumas idéias valiosas nascem ao examinar as coisas de sempre sob uma perspectiva diferente; outras nascem da combinação de objetos e conceitos já existentes.
Renata Donegá Passos, coaching e especializada em neurolinguística e treinamento de pessoal, diz que para uma empresa criar novas formas de pensar precisa “sair do quadrado”, do convencional, do já esperado. “As pessoas querem ser encantadas com determinada atitude de qualquer pessoa que faça parte da empresa, do diretor ou da copeira”, explica ela.
O valor, na opinião de Renata, “não deve ser agregado ao negócio, mas às pessoas que fazem o negócio acontecer”.
Um exemplo simples de empresa que alcançou um novo estágio de relacionamento com os clientes e vem sendo bem sucedida, segundo a especialista, é a ótica onde é cliente. “Fui a uma loja dias desses e saí encantada pela maneira como me atenderam. Eu estava com minhas duas filhas pequenas e queria apenas ajustar os óculos de uma delas”.
No final, conta, “os vendedores foram tão encantadores, mas ao mesmo tempo tão simples que as crianças não queriam ir embora”. E se sentiu surpreendida. “Na hora da saída, a vendedora, com um largo sorriso, ofereceu um brinde para elas e em nenhum momento insistiram para que eu olhasse (sem compromisso) óculos de sol... Só nos receberam e atenderam no que fomos buscar”.
Sua análise é que a empresa serviu com excelência o que o cliente buscava e não o que ela julgava ser o melhor. “Em um restaurante o garçom lhe serve o seu pedido e não o que ele mais gosta. As empresas precisam aprender a servir, a serem mais humildes, a aprender com o cliente”.
A especialista entende que essa visão do negócio é amplamente lucrativa. Para os colaboradores, as vantagens são: crescimento, sensação de ter sido reconhecido e melhor qualidade de vida. “Quem é feliz no trabalho”, diz Renata, “tem melhor saúde e goza de melhores relacionamentos”.
Para a empresa, as vantagens são: aumento da lucratividade com a melhora da performance dos colaboradores. “Sem contar que ela ganha o cliente-propaganda, pois o boca-a-boca ainda é a melhor campanha. Sem contar que se torna mais bem percebida no mercado”.
Para os clientes: fica o encantamento e a admiração pela marca. “É a satisfação por ser servido e não atendido!”, enfatiza Renata.
Sua orientação teórica para estimular as pessoas é que todo ser humano, independente do meio em que está ou de que lugar ocupa no mundo, busca a felicidade. O homem traz dentro de si a necessidade de crescimento, de evolução, de aprendizagem, sem o qual não há felicidade. “Tudo o que fazemos, conscientemente ou não, tem esta finalidade”.
Grande parte das empresas (60%) estão esperançosas e apostam na inovação para se superar. O resultado é da pesquisa realizada pela empresa Innovationlabs sobre inovação em tempos de crise e revela que a inovação se tornou um elemento central da estratégia de negócio. As empresas estão focando mais os clientes, procurando conhecer melhor suas necessidades e o que podem fazer para ajudá-los a superarem suas dificuldades.
Últimas
Notícias
-
28 - Novembro - 2025
Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para combater golpes na Black Friday 2025
Nova unidade em São Paulo (SP) vai usar inteligência artificial (IA) para monitorar anúncios suspeitos e reforçar segurança do e-commerce
-
28 - Novembro - 2025
Dívida Pública sobe 1,62% em outubro e supera R$ 8,2 trilhões
Emissão de títulos vinculados à taxa Selic puxa alta
-
28 - Novembro - 2025
Mesmo com tarifaço, café brasileiro tem aumento de 27,6% na receita de exportações
Relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil levantou que, entre janeiro e outubro de 2025, a receita cambial gerada pelas exportações chegou a U$ 12,715 bi
-
28 - Novembro - 2025
Criação de vagas formais perde força em outubro; veja números
Mercado de trabalho formal desacelera e registra 85,1 mil novos postos, em outubro, abaixo do esperado pelo mercado
-
27 - Novembro - 2025
BC: Estoque total de crédito sobe 0,9% em outubro ante setembro, para R$ 6,914 tri
Alta foi puxada por pessoas físicas e pelo crédito direcionado, com destaque para habitação e veículos
-
27 - Novembro - 2025
Governo Central registra superávit de R$ 36,5 bilhões em outubro
Resultado supera expectativas e é o quarto melhor para o mês
-
27 - Novembro - 2025
Isenção do Imposto de Renda no INSS chegará a 39,4 milhões de benefícios em 2026
Esse total é a soma dos 36 milhões já isentos atualmente com os 3,4 milhões que serão beneficiados com a nova faixa de até R$ 5.000
-
27 - Novembro - 2025
Embraer vai receber R$ 1 bi do BNDES para dinamizar exportações
Empresa espera vender até 85 aviões para o exterior em 2025
-
26 - Novembro - 2025
Crédito ampliado cresce e atinge R$ 20,1 trilhões em outubro
Segundo dados da autoridade monetária, o comprometimento de renda das famílias chegou a 28,8% e atingiu maior patamar da série histórica
-
26 - Novembro - 2025
IPCA-15: prévia da inflação avança 0,20% em novembro
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em novembro. Maior variação e principal impacto no resultado do mês veio de despesas pessoais


