Transparência para alinhar o público interno ao externo
A comunicação interna é fundamental para definir o discurso de uma organização.
Este ano a Caterpillar Brasil ficou em primeiro lugar nos dois principais rankings das melhores empresas do país para se trabalhar: Great Place to Work Institute, publicado pela revista Época, e Guia Você S.A., da Exame.
Entusiasmado com os resultados obtidos durante o período doloroso da crise financeira, em que a empresa tomou medidas duras para contornar a situação, Luiz Carlos Calil, presidente da CAT, disse que seus colaboradores se sentem “orgulhosos” de pertencer a uma equipe vencedora.
A notícia do resultado correu com rapidez pelos corredores da empresa e, logo após, toda equipe estava em festa e se cumprimentava com visível felicidade. O segredo do sucesso, de acordo com Calil, foi o diálogo e a transparência. “A maneira como tratamos nossos colaboradores durante a crise contou muito”, disse.
Para André Trez, pós-graduado em marketing, e o jornalista Bruno Espinoza, em artigo ao Portal da Administração, a comunicação interna de uma empresa é fundamental para definir o discurso de uma organização e agregar valor a sua marca. “A qualidade da comunicação que uma empresa presta ao mercado e à imprensa é, muitas vezes, consequência da eficiência da comunicação exercida nos seus corredores e pelas equipes”.
No entender da dupla, para que a comunicação externa tenha eficácia é necessário que o público interno compreenda bem as principais mensagens da empresa e suas estratégias de posicionamento. “Com a comunicação interna, a própria equipe refletirá exatamente a mensagem que a empresa quer passar ao mercado”.
Essa comunicação é também um papel do líder. “Todo bom e moderno gestor tem papel preponderante como o ‘primeiro comunicador’ entre a sua equipe e a organização. O crescimento da comunicação interna – estes eficientes gestores já sabem – é resultado de uma mudança comportamental no mundo dos negócios”, explicam.
A integração dos colaboradores só é possível quando eles próprios têm a sensação de que são importantes na estratégia da empresa. “A experiência nos dá claros testemunhos de que colaboradores envolvidos com a realidade organizacional trabalham em grande sintonia com os valores da empresa e com as expectativas que se cultivam todos os dias”, destacam os articulistas.
Para eles, conhecimento recíproco é a alma da comunicação interna. “Quando um colaborador tem clareza do seu papel na organização e reconhece o seu posicionamento no todo empresarial, fica mais fácil obter coerência entre as suas expectativas e potencialidades com os objetivos, as metas e os desafios da organização. Mas deixam claro que de nada adianta medir resultados se a comunicação não estiver em sintonia com o que foi planejado.
Em síntese, Trez e Espinoza garantem que as empresas obtêm sucesso se nenhum de seus gestores tiver receio de abrir os canais internos por onde trafegam com saúde e vigor os valores e a visão estratégica das corporações.
A aplicação correta desses critérios comprova a força da marca Caterpillar, usada como exemplo, cujas posições nos melhores rankings foram comemoradas com entusiasmos por Calil e pelos seus 4.200 colaboradores. Pois se trata de um exemplo significativo de alinhamento na comunicação entre público interno e externo.
Últimas
Notícias
-
28 - Novembro - 2025
Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para combater golpes na Black Friday 2025
Nova unidade em São Paulo (SP) vai usar inteligência artificial (IA) para monitorar anúncios suspeitos e reforçar segurança do e-commerce
-
28 - Novembro - 2025
Dívida Pública sobe 1,62% em outubro e supera R$ 8,2 trilhões
Emissão de títulos vinculados à taxa Selic puxa alta
-
28 - Novembro - 2025
Mesmo com tarifaço, café brasileiro tem aumento de 27,6% na receita de exportações
Relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil levantou que, entre janeiro e outubro de 2025, a receita cambial gerada pelas exportações chegou a U$ 12,715 bi
-
28 - Novembro - 2025
Criação de vagas formais perde força em outubro; veja números
Mercado de trabalho formal desacelera e registra 85,1 mil novos postos, em outubro, abaixo do esperado pelo mercado
-
27 - Novembro - 2025
BC: Estoque total de crédito sobe 0,9% em outubro ante setembro, para R$ 6,914 tri
Alta foi puxada por pessoas físicas e pelo crédito direcionado, com destaque para habitação e veículos
-
27 - Novembro - 2025
Governo Central registra superávit de R$ 36,5 bilhões em outubro
Resultado supera expectativas e é o quarto melhor para o mês
-
27 - Novembro - 2025
Isenção do Imposto de Renda no INSS chegará a 39,4 milhões de benefícios em 2026
Esse total é a soma dos 36 milhões já isentos atualmente com os 3,4 milhões que serão beneficiados com a nova faixa de até R$ 5.000
-
27 - Novembro - 2025
Embraer vai receber R$ 1 bi do BNDES para dinamizar exportações
Empresa espera vender até 85 aviões para o exterior em 2025
-
26 - Novembro - 2025
Crédito ampliado cresce e atinge R$ 20,1 trilhões em outubro
Segundo dados da autoridade monetária, o comprometimento de renda das famílias chegou a 28,8% e atingiu maior patamar da série histórica
-
26 - Novembro - 2025
IPCA-15: prévia da inflação avança 0,20% em novembro
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em novembro. Maior variação e principal impacto no resultado do mês veio de despesas pessoais


