Marketing interno | A força de sua empresa
Os funcionários são os verdadeiros colaboradores do sucesso da empresa. O maior ativo de uma empresa e a principal diferenciação dos concorrentes é a qualidade do grupo de funcionários que ela possui. A imagem da empresa é o conjunto do que eles representam e fazem no dia-a-dia.
Funcionários comprometidos com o trabalho, com os resultados, com os clientes, proporcionam a imagem de uma empresa comprometida com seu negócio, com os resultados e com os clientes.
Tudo é uma conseqüência compartilhada, pois o cliente só terá condições de ser bem atendido se houver um tratamento recíproco por parte da empresa. É preciso compreender que cliente satisfeito é reflexo de funcionário satisfeito.
O que a empresa oferece aos funcionários acaba recebendo de retorno deles.
É função da empresa fazer todos entenderem o papel e a responsabilidade de suas atividades. Desde a pessoa responsável pela limpeza, passando pela recepcionista, até chegar ao presidente ou proprietário da empresa, todos têm um importante papel a desempenhar.
Parte desta concepção é o que pode ser chamado de marketing interno, uma ferramenta capaz de promover grandes resultados em qualquer empresa.
Abaixo são apresentadas ações que podem servir como base inicial para um plano de marketing interno para qualquer empresa, independente de seu porte.
Crie canais para ouvir os funcionários
Institua um programa para ouvir os funcionários, do tipo 'fale com o diretor'. Crie um canal para que o funcionário demitido expresse sua opinião, declarando situações desconhecidas ou 'ocultas'. Coloque caixas de sugestões em diversos locais da empresa.
Desenvolva campanhas internas
Tudo o que for desenvolvido na empresa deve ser muito bem comunicado. Pode-se criar campanhas internas, com temas motivacionais, com faixas, cartazes e banners dentro da empresa.
A adoção de um jornalzinho interno é uma boa opção. Mais simples que isto pode ser a confecção de um jornal de parede, com notícias semanais; ou então de um mural de avisos. Não esqueça as datas de aniversário e, principalmente, a data de aniversário de 'vida' do funcionário na empresa.
Promova a integração dos funcionários novos
Ao contratar um funcionário, promova a integração dele junto à empresa e aos novos colegas de trabalho. A exibição de vídeos institucionais contando a história de empresa, sua missão, valores e visão de futuro é uma boa prática.
Realize eventos e incentive a participação de todos
Qualquer tipo de evento é uma valiosa oportunidade integradora. No entanto, a presença de todos é de fundamental importância, mesmo que eles ocorram em horários diferentes do expediente de trabalho.
Uma boa opção é aproveitar datas festivas específicas para tal. Se os familiares dos funcionários puderem participar destas atividades, melhor ainda.
Reconheça o esforço sempre
Estabeleça prêmios como reconhecimento ao esforço dos funcionários que atingiram metas estabelecidas ou promoveram melhorias contínuas na empresa.
Quando todos os funcionários compreenderem que seu trabalho é que faz a diferença, haverá maior consciência profissional, maior profissionalismo e maior competitividade empresarial.
Resultados práticos
Os resultados práticos serão os melhores indicativos e a atribuição deste sucesso será da força do marketing interno.
Últimas
Notícias
-
28 - Novembro - 2025
Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para combater golpes na Black Friday 2025
Nova unidade em São Paulo (SP) vai usar inteligência artificial (IA) para monitorar anúncios suspeitos e reforçar segurança do e-commerce
-
28 - Novembro - 2025
Dívida Pública sobe 1,62% em outubro e supera R$ 8,2 trilhões
Emissão de títulos vinculados à taxa Selic puxa alta
-
28 - Novembro - 2025
Mesmo com tarifaço, café brasileiro tem aumento de 27,6% na receita de exportações
Relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil levantou que, entre janeiro e outubro de 2025, a receita cambial gerada pelas exportações chegou a U$ 12,715 bi
-
28 - Novembro - 2025
Criação de vagas formais perde força em outubro; veja números
Mercado de trabalho formal desacelera e registra 85,1 mil novos postos, em outubro, abaixo do esperado pelo mercado
-
27 - Novembro - 2025
BC: Estoque total de crédito sobe 0,9% em outubro ante setembro, para R$ 6,914 tri
Alta foi puxada por pessoas físicas e pelo crédito direcionado, com destaque para habitação e veículos
-
27 - Novembro - 2025
Governo Central registra superávit de R$ 36,5 bilhões em outubro
Resultado supera expectativas e é o quarto melhor para o mês
-
27 - Novembro - 2025
Isenção do Imposto de Renda no INSS chegará a 39,4 milhões de benefícios em 2026
Esse total é a soma dos 36 milhões já isentos atualmente com os 3,4 milhões que serão beneficiados com a nova faixa de até R$ 5.000
-
27 - Novembro - 2025
Embraer vai receber R$ 1 bi do BNDES para dinamizar exportações
Empresa espera vender até 85 aviões para o exterior em 2025
-
26 - Novembro - 2025
Crédito ampliado cresce e atinge R$ 20,1 trilhões em outubro
Segundo dados da autoridade monetária, o comprometimento de renda das famílias chegou a 28,8% e atingiu maior patamar da série histórica
-
26 - Novembro - 2025
IPCA-15: prévia da inflação avança 0,20% em novembro
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em novembro. Maior variação e principal impacto no resultado do mês veio de despesas pessoais


